Pinacoteca apresenta mostra do artista português Vasco Araújo

A mostra fica em cartaz até o dia 14 de julho

Celebrando o Ano de Portugal no Brasil, a Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição Debret – do artista português Vasco Araújo – uma série de pequenos conjuntos escultóricos compondo cenas inspiradas nas imagens e narrativas do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que viveu no Rio de Janeiro entre 1817 e 1831, e publicou, entre 1834-39, os três volumes da sua viagem pitoresca e histórica ao Brasil.

A exposição Debret, iniciada pelo artista em 2009, é uma pesquisa sobre a história luso-brasileira, as formas da sua narrativa e representação, e propõe, com aguda inteligência e refinada ironia, uma reflexão sobre a formação racial, cultural e identitária do Brasil, assim como negocia um espaço novo para as identidades, as relações sociais e culturais definidas a partir do multiculturalismo pós-colonial.

Vasco Araújo é um dos artistas portugueses mais originais e renomados de sua geração. Formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e frequentou a Maumaus Escola de Artes Plásticas e Fotografia. Participou de programas de residência em Filadélfia, Paris, Houston e das Bienais de Sydney (2002), Moscovo (2004), Veneza (2005) e São Paulo (2008); além de expor individualmente e participar de mostras coletivas em Portugal e no exterior. Recebeu o Prêmio EDP Novos Artistas 2003 e tem trabalhos em importantes museus e coleções particulares na Europa e na América. Vive e trabalha em Lisboa.

 

Serviço:

Debret, de Vasco Araújo
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2
De terça-feira à domingo e feriados, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 22h
Até 14 de julho
R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Grátis às quintas-feiras, após às 17h.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>