Rota do Bacalhau para comemorar a Páscoa

Niguiri de Bacalhau, do Sassá Sushi (Foto: Marcelo Rodrigues/Divulgação)

Dividindo as atenções com o chocolate, o bacalhau virou ícone da Páscoa e seu consumo na data é quase que obrigatório. Pensando nisso, preparamos um roteiro com alguns restaurantes que prepararam pratos especiais para a data utilizando a iguaria. Entre as casas: A Bela Sintra, Sassá Sushi, Restaurante Trindade e Pizzaria A Esperança.

A chef Ilda Vinagre, do A Bela Sintra, criou receitas exclusivas para a data, formando um menu composto pelo Carpaccio de Bacalhau com Vinagrete de Frutas Tropicais e Posta de Bacalhau em lascas com Miga de Espinafres e Pinoles. Assim como todo bom e legítimo português, o bacalhau ocupa um lugar de destaque no cardápio com dez variações da receita, entre elas o Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao Murro e as Mil Folhas de Bacalhau, receita feita com massa folhada recheada com lascas de bacalhau, shitake, espinafre e creme gratinado.

Arroz de Bacalhau Cremoso com Lagostins e Espinafres, do Trindade

No Sassá Sushi, o empresário e sushiman Sassá criou dois pratos utilizando o bacalhau como ingrediente principal. O Niguiri (bolinho de arroz moldado à mão, ganha uma fatia do peixe por cima). Servido em dupla, surpreende por substituir o molho de soja pelo azeite, formando a clássica combinação da data. A outra novidade é a Saladinha de Endívia com Bacalhau que compõe as sugestões para a festividade. Após a data, as duas novidades com bacalhau passam a figurar também no menu fixo da casa.

Comandado pelo restaurateur Carlos Bettencourt, o Restaurante Trindade, unidade Itaim, traz pratos exclusivos especialmente para a Páscoa com destaque para o Arroz de Bacalhau Cremoso com Lagostins e Espinafres. Quem preferir pode escolher uma das receitas de bacalhau fixas no cardápio, como o Bacalhau Nunca Chega (Bacalhau desfiado, presunto, azeitonas pretas, cebola, batata palha, azeite, pimenta, ovos e salsinha) e o Bacalhau à Lagareiro (Posta empanada ao forno acompanhada de cebola lâmina de alho, batata ao murro, brócolis no vapor e azeite português).

Pizza de Bacalhau, da Pizzaria A Esperança (Foto: Mauro Holanda/Divulgação)

Para atender aos amantes das iguarias de Páscoa, a Pizzaria A Esperança mescla os ícones das gastronomias portuguesa e italiana e anuncia a Pizza de Bacalhau (lascas de bacalhau passadas no azeite e alho colocadas sobre a massa com molho de tomate, uma fina camada de catupiry, pimentão verde, amarelo e vermelho picados e um toque de alho torrado). O chocolate também ganha destaque nesta festividade. A pizzaria, que não tem redondas doces, criou para a data a Pizza de Sonho de Valsa, que vem coberta com creme de avelã (Nutella) e pedaços de bombom de chocolate com recheio de creme de castanha de caju.

Programe-se e boa Páscoa!

Serviço:

Trindade
Rua Amauri, 328, Itaim Bibi, tel. 3079-4819

A Bela Sintra
Rua Bela Cintra, 2325, Cerqueira César,  tel. 3891-0740

A Esperança
Rua Pedroso Alvarenga, 716, Itaim Bibi, tel. 3078-2960

Sassá Sushi
Av. Horácio Lafer, 640, Itaim Bibi, tel. 3078-4538

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>