Sesc Vila Mariana recebe espetáculo coreano neste fim de semana

As apresentações acontecem nos dias 23 e 24 de março

O Teatro do Sesc Vila Mariana recebe o tradicional gênero artístico coreano, o pansori, baseado na obra do poeta e dramaturgo Bertold Brecht, Mother Courage and her children. Intitulado Ukchuk-Ga (Mãe Coragem), o espetáculo coreano faz duas únicas apresentações que acontecem neste sábado e domingo ( dias 23 e 24).

Na trama, Soon-jong é rejeitada pela sua severa família devido a um rumor de que sua conduta seria leviana. Expulsa do núcleo familiar de seu marido, ela chega a Yanbian com seu bebê, e lá encontra seu segundo marido, um homem obcecado com jogos, mulheres e bebida. Em prantos, ela abandona o segundo marido. Chegando ao Han, conhece seu terceiro marido, que também a assedia e agride. Por fim, ela deixa seu terceiro marido e muda seu nome para Anna, na tentativa de alterar seu duro destino.

Anna torna-se mascate na guerra para sobreviver com seus três filhos, vendendo objetos abandonados no campo de batalha. O primeiro filho foge em segredo da carroça de Anna para lutar na guerra, e o segundo filho, Jegal Jungjik, também abandona Anna para tornar-se contador do exército sob o General Son Gyung.

Um dia, o segundo filho, Jungjik, reaparece em frente à carroça de Anna, capturado pelos soldados de Dongtak e Anna o perde bem diante de seus olhos, sendo obrigada a negar a identidade do cadáver, na tentativa de manter sua carroça, o único meio de sobrevivência de sua família. Ao perder seu filho, Anna muda seu nome para Ukchuck.

Ukchuck e sua terceira filha, Choo Sun, recolhiam objetos com sua carroça quando alcançaram uma fazenda para descansar. Ukchuck entra no castelo para comprar algo de comer e Choo Sun fica sozinha na carroça, quando soldados de Won cercam o local para um ataque noturno. Choo Sun sobe ao telhado e começa a tocar o tambor para alertar as pessoas no castelo. Os soldados atiram em Choo Sun para interrompê-la. O tiro salva as pessoas no castelo mas Choo Sun falece. Sozinha, o canto de Uchuck se inicia.

Sobre o Pansori

Declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade em 2003, o pansori, originado na Coréia no século 17, é um gênero musical de narrativa (drama musical) representado por apenas um cantor (sorrikun) e um músico (tocando tambor). Esta tradição popular, caracterizada por um vocal acentuadamente vibrato, narração dramática e um repertório de narrativas e gestos envolve tanto a cultura popular quanto a erudita.

O pansori possui inteligência, graça e elementos dramáticos e poéticos por ter sido uma forma de sátira no passado. Durante as apresentações – com duração de até oito horas – um cantor ou cantora, acompanhado por um único músico com um tambor, improvisa sobre textos que combinam expressões da literatura rural e erudita. No século 19, o pansori alcançou um alto nível de profissionalismo e maturidade artística, e tornou-se extremamente popular.

Serviço:

Ukchuk-Ga (Mãe Coragem)
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, tel. 5080-3000
Dias 23, às 21h; e 24, às 18h
R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>