2ª edição do Festival Baixo Centro começa nesta sexta-feira (dia 5)

Cena da peça *555, que será apresentada nos dias 12, 13 e 14, na SP Escola de Teatro (Foto: Cristiane Gomes/Divulgação)

A partir desta sexta-feira (dia 5), os bairros de Santa Cecília, Barra Funda, Campos Elíseos, Vila Buarque e Luz serão ocupados com música, artes plásticas, dança, cinema, teatro e outras atividades culturais durante os 10 dias de Festival Baixo Centro. Com 530 atividades planejadas para este ano, a organização do evento pretende engajar os paulistanos a criar e promover cultura sem precisar contar com o apoio financeiro da Prefeitura, de empresas privadas ou de leis de incentivo. Para colaborar financeiramente com o festival, basta clicar AQUI.

Em sua primeira edição, no ano passado, o festival não pediu autorização para nenhum órgão público para a sua realização. Neste ano, a ideia é a mesma. Devido à alta aceitação do movimento, desta vez a organização do Baixo Centro foi procurada pela subprefeitura da Sé. Optou, porém, por reafirmar sua autonomia.

O festival começa nesta sexta-feira, dia 5 (Foto: Cristiane Gomes/Divulgação)

Entre os destaques da mostra está a performance Ceci n’est pas une pipe (Este não é um cachimbo), do grupo Transitório 35 – inspirada no universo do surrealismo de René Magritte – que será apresentada neste domingo (dia 7), às 16h, no Minhocão (em cima do metrô Marechal Deodoro). A obra conta a história de um Homem que decide mudar seu sexo e passar a ser uma Mulher. O tema principal é cirurgia de transgenitalização, procedimento que o transgênero se submete para a readequação de sexo.

Criada a partir do processo de pesquisa deste espetáculo, a performance busca pensar a questão da identidade do transexual e do transgênero na contemporaneidade. A direção é de Rafael Carvalho. No elenco: Bruno Campelo, Camila Duarte, Fernando Catelan, Flaviana Benjamin, Leo Lee, Lika Rosa, e Wallace Ruy.

Nos dias 12, 13 e 14, às 20h, o Núcleo Asteriskos de Investigação Teatral, um coletivo de artistas nascido na SP Escola de Teatro apresenta a peça *555, escrito por Cristiane Gomes e Patrícia Negrão e dirigida por Cristiano Dantas, na  Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. Em um Call Center, cinco personagens iniciam suas rotinas mecanizadas de trabalho. Aos poucos e de maneira fragmentada, revelam seus sonhos, desejos, ambições, os motivos pelos quais ali permanecem e, às vezes, vislumbram a possibilidade de dali sair. Eles, no entanto, não conseguem concluir suas linhas de raciocínio e, consequentemente, não se libertam da moldura existente e imposta pela situação em que se encontram. Quando finalmente saírem daquele local, eles estarão realmente livres? No elenco: Daniela Bontempi, Fernando Lopes, Lucas França, Nilton Melo, Victor Monteiro e Priscila Gomes.

”O Baixo Centro é um movimento feito pelas pessoas para as pessoas. Queremos demonstrar que existem outros meios de se fazer arte e cultura no Brasil que não necessariamente contam com assistencialismos de instituições”, explica Thiago Carrapatoso, um dos organizadores do festival.

Para saber mais, clique AQUI.

 

Serviço:

Festival Baixo Centro
A partir do dia 5 de abril
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>