Imprensa internacional destaca decisão sobre o casamento gay no Brasil

Praticamente todos os veículos de imprensa internacionais destacaram a medida da Justiça brasileira que aprovou, na prática, o casamento gay. Algumas agências de notícias chegaram a escrever que o Brasil seguiu seus vizinhos Uruguai e Argentina nesta questão, o que não é exato, já que nestes países o casamento gay é uma garantia constitucional.

casamento-homossexualO The New York Times lembrou que a medida ainda poderá ser constestada: “Ainda assim, há algum espaço para a impugnação judicial da decisão brasileira, potencialmente dentro da alta corte, o Supremo Tribunal Federal, e resistências podem surgir no Congresso, já que legislação sobre o casamento gay tem enfrentado oposição de um bloco de influentes legisladores cristãos evangélicos. Mesmo assim, os defensores do casamento homossexual descreveram a decisão do Conselho como pioneira”.

Já a BBC escreveu que as autoridades do Brasil decidiram que licenças de casamento não devem ser negadas a casais do mesmo sexo. O Conselho que fiscaliza o Judiciário do país disse que é errado apenas para emitir documentos de união civil, quando o casal quer a certidão de casamento. Correspondentes dizem que a decisão em vigor autoriza o casamento gay. No entanto, legalização plena depende de aprovação de um projeto de lei a ser analisado pelo Congresso.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>