Quando nos desconectamos para nos conectar

155995_379022848846053_532643686_n

Primeiro veja este pequeno vídeo!

Pois é, na última semana fui colocado duplamente a pensar sobre o “se conectar ao mundo virtual” por duas amigas colaboradoras do Gira SP: Ingrid Araújo e Mafuane Oliveira. Tudo começou quando a Mafuane havia me falado do vídeo acima e no dia seguinte a Ingrid nos mandou sua crônica que flertava também com a temática do universo virtual, mais precisamente com o universo das redes sociais como você pode conferir AQUI.

Claro que antes disso já havia me deparado com situações em que me via na situação, mais na de pessoa que desaparece quando estou com alguém que não consegue se desconectar de um aparelho móvel do que da que faz o mundo ao seu redor desaparecer. Primeiro porque ainda não me rendi a um aparelho destes, o meu ainda é daqueles que mal recebe e faz ligações, desses que dá até uma certa vergonha em tirar do bolso quando se está em lugares públicos.

Segundo porque acho de péssimo tom estar com alguém e ficar dando pausas para responder mensagens ou bater papo no Skype, facebook, GTalk, What’s up e outros que devo desconhecer. Também sei que como trabalho com internet vou ter que me render mais cedo ou mais tarde a um destes serviços/aparelhos móveis. Estou vendo que será inevitável. Ontem mesmo num restaurante vi um garotinho de uns sete anos sentado com sua família numa grande mesa comendo e jogando em seu tablet ao mesmo tempo. Eu mal conheço as funções de um tablet. O que será que estou perdendo?

Ao mesmo tempo me pergunto até quando vou fugir destas novas tecnologias se pretendo viver por mais 60/70 anos? O que fazer para me inserir neste novo universo que me cerca, me conectar com ele sem me desconectar com o mundo das relações face a face? (sem trocadilhos com o facebook, por favor). Enquanto escrevia este texto, por exemplo, tive que me desconectar um pouco do que me cercava. Minha desculpa? Eu trabalho com internet. E a sua?
Bom, separei outro vídeo para ilustrar a conversa!

Texto: Everson Bertucci

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>