São Paulo e Rio promovem passeata contra a cura gay

Em São Paulo, a manifestação acontece na sexta-feira (dia 20), na Praça Roosevelt

Em São Paulo, a manifestação acontece na sexta-feira (dia 20), na Praça Roosevelt

Vem pra rua! Com a onda de protestos e manifestações em diversas cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro resolveram organizar atos contra a proposta recém aprovada na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), que permite a psicólogos aplicar a “terapia de reversão da sexualidade”.

Em São Paulo, a manifestação contra a “cura gay” acontece nesta sexta-feira (dia 21) na Praça Roosevelt, no centro da capital paulista, a partir das 18h. “A homossexualidade foi retirada da Classificação Internacional de Doenças (CID) em 1990! Nós não vamos permitir esse retrocesso!”, diz um trecho do texto postado na página do evento no Facebook.

Já no Rio de Janeiro, militantes, atores e atrizes, aderiram à campanha e sairão às ruas para protestar na tarde desta quinta-feira (dia 20), às 16h, no Largo de São Francisco. O ator Bruno Gagliasso e atriz Leandra Leal contribuíram com a divulgação da manifestação postando fotos em suas redes sociais.

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

O projeto conhecido como ‘cura gay’ tem recebido várias críticas por pedir a extinção de dois artigos de uma resolução de 1999 do conselho que impedem a atuação de profissionais de psicologia para tratar homossexuais e a ação coercitiva em favor de orientações não solicitadas pelo paciente.

Para que o projeto se torne lei, ele ainda terá que passar pela Seguridade Social e Família e a Constituição e Justiça, o plenário da Câmara e o Senado. Se sobreviver a tudo isto, ele ainda terá que ser aprovado pela Presidência da República.

A ministra da secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, já declarou que vai lutar contra o projeto. A ‘cura gay’ vai contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Conselho Federal de Psicologia e outras instituições importantes do mundo todo.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>