Sesc Carmo inaugura a mostra Japão: O Reino dos Personagens

Entre os dias 7 e 25 deste mês, no Sesc Carmo, a Fundação Japão realiza em parceria com o Sesc São Paulo a exposição Japan: Kingdom of Characters (Japão: O Reino dos Personagens), que examina as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês pelos personagens, e tece caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo. A mostra itinerante percorrerá ainda outras seis capitais brasileiras, como Curitiba, Recife, Manaus, Belém, Brasília e Rio de Janeiro.

Kingdomofcharacters

A exposição Japan: Kingdom of Characters pode ser conferida entre os dias 7 e 25 de junho (Divulgação)

O que seriam personagens? Por que um certo personagem é criado e qual motivo o torna popular? Que tipo de sociedade eles representaram? Nesta exposição, personagens “populares” que qualquer japonês é capaz de reconhecer como o Ultraman, o Astro Boy, a Hello Kitty, o Pokémon (Pikachu), e mascotes (yurukyara) serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos. Desta forma, será possível constatar a influência que esses personagens exerceram na sociedade japonesa e ao mesmo tempo, apresentar seu mundo de modo abrangente.

A exposição, que já passou por vários países como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia, Turquia, que está dividida em quatro partes, apresenta ambientes onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e são ícones destacados até os dias de hoje, e apontam vias para compreender as mudanças na sociedade japonesa que eles proporcionaram e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir desses personagens.

Diversão com sabor oriental

De 6 a 28 de junho, o Sesc Carmo resgata alguns mini games da década de 1990 na exposição No Reino dos Tamagotchis, recriando um cenário que abriga diversos bichinhos virtuais que podem ser alimentados, cuidados com carinho e atenção pelo público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30, na Internet Livre. E, nos dias 8, 15 e 22, sábados, a exposição abre para visitação das 10h às 16h.

Os personagens da cultura pop japonesa são o ponto de partida para que Kiara Terra desenvolva narrativas colaborativas com o público, aguçando a imaginação com Histórias no Reino dos Personagens Japoneses, nos dias 8, 15 e 22, a partir das 11h. As narrativas despertam a memória do participante, em meio ao universo simbólico da exposição itinerante Japan: Kingdom of Characters.

093883-kingdom-of-characters

Serão oferecidas diversas oficinas gratuitas destinadas ao público infantil (Divulgação)

Os participantes customizam toucas nas aulas abertas de Adereços Para Sua Fantasia de Cosplay, nos dias 8, 15 e 22, das 14h às 15h30, no Salão 2. As toucas são pré-montadas em material plush, com modelos inspirados em diversos personagens de desenho animado, da série pokemon e tamagotchi, com Juliana Tsukino, vencedora de diversos concursos de cosplayer no Brasil. A atividade é recomendada para maiores de 12 anos.

Nos mesmos dias, das 10h às 16h, as crianças se divertem na oficina Crie Seu Personagem de Papel em cartões, utilizando a técnica de Kirigami, com efeitos tipo Pop Up, também com orientação de Naomi Uezu, no Salão 2. Entre os dias 10 e 19, segundas e quartas, das 10h às 12h, no Ateliê, Naomi Uezu ensina o modo de fazer Cartões em Kirigami 3D – Pop Up, uma variação do Origami em que o papel recebe cortes e dobras, recebendo formas inesperadas com efeitos tridimensionais. Além de cartões, convites, peças decorativas e móbiles são produzidos com diferentes etapas e graus de dificuldade.

 

Serviço:

Japan: Kingdom of Characters
Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147, Centro, tel. 3111-7000 (Metrô Sé)
De 7 a 25 de junho
De segunda a sexta, das 9h às 19h30; sábados, das 10h às 16h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>