Sesc Santana exibe mostra gratuita inspirada na cor

O filme O Balão Vermelho será exibido no dia 16, às 15h (Divulgação)

O filme O Balão Vermelho será exibido no dia 16, às 15h (Divulgação)

Todas as terças-feiras de julho (exceto no feriado do dia 9), às 15h e às 20h, o Sesc Santana exibe gratuitamente a mostra O Cinema e a Cor com filmes que exploram a utilização da cor como elemento narrativo dentro da estrutura proposta pelos diretores. A mostra conta com grandes sucessos de diretores conceituados como Francis Ford Coppola, Tim Burton, Albert Lamorisse, Vojtech Jasný, Peter Greenaway, Wes Anderson e Akira Kurosawa.

Nos filmes apresentados, a cor possui um papel que vai além da mera construção da realidade, da verossimilhança, sendo utilizada para construção de atmosferas, personalidades dos personagens e sensações. Essa mostra faz parte da programação paralela da exposição O Nome da Cor, que acontece no Sesc Santana desde de maio e fica em cartaz até outubro. A exposição reúne instalações lúdicas e interativas, simulações, imersões e experimentações.

Sonhos, de Akira Kurosawa será exibido no dia 23, às 20h

Sonhos, de Akira Kurosawa será exibido no dia 23, às 20h

Além da exposição, o projeto conta com ações educativas, como workshops, oficinas digitais e manuais, mesas de debates, mostra de cinema e vídeo, entre outras atividades inspiradas nos diferentes modos de perceber e se relacionar com o fenômeno chamado cor.

Abrindo a programação nesta terça-feira (dia 2), às 15h, está a animação de Tim Burton: A Noiva Cadáver. Em um  vilarejo europeu do século 19, vive Victor Van Dorst, um jovem que está preste a se casar com Victoria Everglot. Porém, acidentalmente, Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos.

Também no dia 2, às 20h, é a vez do público conferir o longa O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e Seu Amante, de Peter Greenaway. Na trama, o gângster Albert Spica janta todas as noites no restaurante Lê Hollandais em companhia de seus capangas e de Georgina, sua esposa. Cansada dos modos violentos e grosseiros do marido, ela flerta com o bibliotecário Michael, um solitário frequentador do restaurante. Enquanto Albert devora prato após prato em sua mesa, os dois amantes fazem sexo às escondidas pelas dependências do restaurante, com a cumplicidade do chefe de cozinha francês, Richard.

No dia 16, às 15h, haverá a exibição de O Balão Vermelho, de Albert Lamorisse. Um garoto encontra um balão vermelho preso a um poste de iluminação, numa rua de Paris. Ao ser libertado, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares, como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja das outras crianças.

Os Excêntricos Tenenbaums será exibido no dia 16, às 20h (Divulgação)

Os Excêntricos Tenenbaums será exibido no dia 16, às 20h (Divulgação)

No mesmo dia, às 20h, será exibido Os Excêntricos Tenenbaums, de Wes Anderson. Royal Tenenbaum e sua esposa Etheline Tenenbaum tiveram três filhos, Chas, Margot e Richie, e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos, cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional vitorioso. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman.

A Noiva Cadáver abre a programação sendo exibido no dia 2, às 15h

A Noiva Cadáver abre a programação sendo exibido no dia 2, às 15h

No dia 23, às 15h, é a vez de outro filme do diretor Albert Lamorisse: O Cavalo Branco. Um jovem pescador conhece Crina Branca quando este foge de seus donos. O cavalo selvagem jamais aceitará ser domesticado. Mesmo assim, pode surgir uma amizade entre os dois. Às 20h, será exibido o clássico Sonhos, de Akira Kurosawa, que nos apresenta oito histórias que, em alguns episódios, nos aprofundam em folclores japoneses e, em outros, discutem temas importantes da história japonesa, como a bomba atômica e a utilização de gases tóxicos nas usinas.

Encerrando a mostra, no dia 30, às 15h, acontece a exibição de Um Dia, Um Gato, de Vojtech Jasný.  Os moradores de um vilarejo assistem ao espetáculo de um mágico e seu gato, que usa óculos e, quando os tira, tem o poder de mudar a cor das pessoas à sua volta de acordo com o caráter delas. O fato assusta os adultos do lugar, que veem o animal como uma ameaça, mas, ao mesmo tempo, atrai todas as crianças da vila.

Às 20h, é a vez de confeir O Selvagem da Motocicleta, de Francis Ford Copolla. Em uma pequena cidade industrial que está morrendo, o líder de uma pequena gangue, Rusty James (Matt Dillon), vive na sombra de seu ausente irmão mais velho, o Motoqueiro (Mickey Rourke). A mãe dele partiu, o pai dele bebe, a escola não tem nenhum significado para ele e suas relações são superficiais. Rusty é levado em participar de mais uma briga de gangues e os eventos que se seguem começam a mudar sua vida.

 

Serviço:

Mostra O Cinema e a Cor
Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579, Jd. São Paulo, tel. 2971-8700
Dias 2, 16, 23 e 30 de julho, às 15h e às 20h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>