Sesc Santana inaugura mostra do cineasta Paul Thomas Anderson

Todas as terças feiras de junho (dias 4, 11, 18 e 25), às 20h, o Sesc Santana exibe gratuitamente filmes dirigidos por Paul Thomas Anderson. Entre eles: Boogie Nights – Prazer sem Limites, Magnólia, Embriagado de Amor e Sangue Negro, respectivamente.

A mostra acontece entre os dias 4 e 25 de junho, no Sesc Santana (Divulgação)

A mostra acontece entre os dias 4 e 25 de junho, no Sesc Santana (Divulgação)

O cineasta começou sua carreira como assistente de produção em vários filmes televisivos, como Sworm to Vengeance, e game-shows como The Quiz Kids Challenge. Depois de trabalhar em cargos semelhantes para vários filmes independentes de baixo orçamento, Anderson escreveu e filmou Cigarettes and Coffee, que foi premiado no Festival de Sundance de 1993 no Short Programs II.

boogie-nights 2

Boogie Nights – Prazer sem Limites abre a programação nesta terça (dia 4)

Através deste curta, foi habilitado para desenvolver um filme no Sundance Institutes Filmmaker’s Workshops. O resultado foi Hard Eight, estrelando Philip Baker Hall, John C. Reilly, Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman e Samuel L. Jackson. O filme foi exibido no Sundance Filme Festival e no Cannes Film Festival, ambos no ano de 1996. A obra foi aclamada pelas suas performances complexas e pelo fascinante estudo da psicologia humana.

Os próximos filmes de Paul, lhe rendeu duas nomeações ao Oscar de melhor roteiro original por Boogie Nights e Magnólia. O cineasta tem como característica trabalhar com enredos que envolvem diversas histórias paralelas que se ligam por algum acontecimento, muitas vezes, um acontecimento trágico.

Em Boogie Nights – Prazer sem Limites (que abre a programação no dia 4), Eddie Adams é um jovem de 17 anos sexualmente bem-dotado. Ele é descoberto por Jack Horner, um diretor veterano que o transforma em Dirk Diggler, uma celebridade da subcultura do mundo pornô no apogeu dos anos 70. O sucesso faz com que Eddie se envolva no mundo das drogas e a súbita fama pode ter seu preço.

No dia 11 é a vez do público assistir à Magnólia, longa em que Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho. Phill (Phillip Seymour Hoffman) é seu dedicado enfermeiro e Linda (Juliane Moore), sua jovem esposa. Frank (Tom Cruise), um célebre guru machista, é o filho que Big Earl procura. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) é o apresentador do famoso programa de TV que também está com câncer e procurando se entender com a filha Cláudia, cocainomaníaca. Stanley é um garoto-prodígio manipulado pelo pai oportunista. O ponto comum entre essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles cortado por uma rua chamada Magnólia.

18867820.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Em Embriagado de Amor – que será exibido no dia 18) – Barry Egan é um pequeno empresário que passa por dificuldades financeiras. Tendo sido criado ao lado de sete irmãs, a infância de Barry foi difícil e repleta de abusos, deixando-o com medo de amar. Até que entra em sua vida Lena Leonard, uma misteriosa mulher por quem Barry se apaixona. Mas para ficar ao lado de sua amada Barry precisará viajar para o Havaí e enfrentar uma quadrilha de mafiosos.

Encerrando a programação, no dia 25, Sangue Negro narra a história de Daniel Plainview, um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo. Daniel decide partir para o local com seu filho H.W. O nome da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do carismático pastor Eli Sunday. Daniel e H.W. se arriscam e logo encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza, mas também uma série de conflitos.

 

Serviço:

Mostra Paul Thomas Anderson
Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579, tel. 2971-8700 (Metrô Jd. São Paulo)
Dias 04, 11, 18 e 25 de junho, às 20h
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>