“Nossa Classe”, de Zé Henrique de Paula, estreia em São Paulo

Nesta sexta-feira (dia 19), às 21h, acontece a estreia da peça Nossa Classe, de Tadeusz Slobodzianek, sob direção de Zé Henrique de Paula, no Teatro do Núcleo Experimental. No elenco, Bruno Gael, Estrela Straus, Fabio Redkowicz, Felipe Calçada, Gutto Szuster, Henrique Caponero, Maria Paula Lima, Pedro Passari, Priscilla Oliva e Rafael Augusto.

A peça fica em cartaz até o dia 15 de setembro (Divulgação)

A peça fica em cartaz até o dia 15 de setembro (Divulgação)

Resultado da oficina de montagem teatral com Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia, a montagem fala sobre a relação entre judeus e cristãos durante a Segunda Guerra. Um grupo de alunos, judeus e católicos, declaram suas ambições para o futuro: uma quer ser estrela de cinema; outro, piloto; um outro sonha em ser médico. Eles estão aprendendo o abecedário.

Divulgação

Divulgação

Estamos na Polônia, em 1925. Conforme as crianças crescem, o país é dilacerado por exércitos invasores; primeiro o soviético, depois o nazista. O vexame internacional aprofunda um febril sentimento nacionalista. Amigos se traem, a violência se intensifica. Até o momento em que pessoas comuns executam um ato extraordinário e monstruoso que reverbera sombriamente até os dias de hoje.

Inspirado no livro Vizinhos, de Jan T. Gross, Slobodzianek retrata um acontecimento real: o massacre ocorrido na cidade polonesa de Jedwabne. Em 10 de julho de 1941, poucas semanas depois que o exército de Hitler inicia seu avanço em direção ao leste da Polônia, toda a população de origem judaica da cidade foi dizimada. A controvérsia persiste até hoje: quem perpetrou o massacre? O livro de Gross lança luz sobre uma questão muito difícil de ser aceita pelos poloneses, mesmo mais de 70 anos depois.

Segundo ele, a própria população de Jedwabne (a parte cristã, aproximadamente metade dos habitantes naquela data) teria assassinado a outra metade judia.

 

Serviço:

Nossa Classe
Teatro do Núcleo Experimental
Rua Barra Funda, 637
De 19 de julho a 15 de setembro
Sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
80 minutos
Classificação: 16 anos.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>