Protestos pelo Brasil é tema de mostra na Matilha Cultural

Inspirada na onda de levantes populares que tomaram as ruas de todo o Brasil nesse junho de 2013, a Matilha Cultural inaugura – nesta terça-feira (dia 16), às 19h – a exposição Calar a Boca Nunca Mais. A mostra reúne imagens, relatos, cartazes e vídeos, além de promover sessões de filmes e debates sobre o momento social atual.

A mostra fica em cartaz até o dia 31 de agosto

A mostra fica em cartaz até o dia 31 de agosto

Foto: Fagner Vieira

Foto: Fagner Vieira

Para compor a exposição, pessoas de todo o país foram convidadas pelas redes sociais a enviarem fotos, vídeos, desenhos, cartazes e depoimentos sobre as manifestações de junho. Entre os selecionados, estão: Simone Sapienza, Siss, V Amores, MZK, Juliana Akina, Bruno Lourenço, Rogério Borovik, Pixote, Xavero e muitos outros.

A ideia é refletir a vontade de maior participação política que emana das ruas, em uma sociedade cada vez mais disposta a interferir ativamente nos rumos e processos de construção da vida coletiva. Com o projeto, a Matilha espera contribuir para consolidar as mobilizações horizontais da sociedade como agentes de pressão política.

Protesto na Avenida Paulista

Protesto na Avenida Paulista

“Estamos vivendo um momento de fichas que caem sobre o sistema político, a grande mídia e o poder popular. É hora de ampliar e aprofundar o debate. Por isso a exposição traz um recorte dos levantes que se alastraram pelas ruas do país a partir das manifestações pela redução de R$ 0,20 na passagem de transporte publico promovidas pelo MPL”, explica Nina Liesenberg, da Matilha Cultural.

Black Block no 5 Ato em Belo Horizonte (2)

Black Block no 5 Ato em Belo Horizonte

Além das imagens que vão ocupar a galeria, a Matilha convidou artistas plásticos e grafiteiros para prepararem cartazes/banners de protestos, que ficarão expostos de tal forma que possam facilmente sair das paredes e ir para as ruas. Uma catraca personalizada pelo grafiteiro Mundano também ficará exposta na galeria da Matilha.

O Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) que cobriu manifestações em tempo real em várias cidades, vai preparar um vídeo especial e selecionar imagens para esta ocasião, além de vídeos enviados por outros coletivos de comunicação e mídia livre. Oficinas sobre primeiros socorros e resistência pacífica, e debates sobre estética e protesto, mobilidade, ativismo e não-violência, violência policial e mídia também comporão a programação.

A ideia é que o projeto seja itinerante e possa ser recebido por outros espaços e coletivos que tiverem interesse em exibir seu conteúdo em varias cidades do Brasil e do mundo. No cinema, dois lançamentos relacionados ao tema: Depois de Maio, de Olivier Assayas e A Memória que me Contam, de Lucia Murat. Para conferir programação, interessados devem acessar o site da Matilha Cultural.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.

Carro da Record no 6 Ato em SP (1) (2)

Carro da Record no 6 Ato em São Paulo

Serviço:

Calar a Boca Nunca Mais
Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542, tel. 3256-2636
De 16 de julho a 31 de agosto
De terça a domingo, da 12h às 20h; sábado, das 14h às 20h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>