São Paulo recebe o 2º Festival Internacional de Teatro Para Bebês

De 23 de agosto a 16 de setembro, o Grupo Sobrevento realiza o Primeiro Olhar – 2º Festival Internacional de Teatro Para Bebês, em São Paulo. A programação tem entrada gratuita e reúne as Cias. La Casa Incierta (Madri-Espanha), Teater Refleksion (Aarhus-Dinamarca), Les Incomplètes (Québec-Canadá), Cia. Pés Pequenos e Grupo Sobrevento (São Paulo-Brasil), que apresentam espetáculos, participam de mesas-redondas e coordenam oficinas no CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, no Espaço Sobrevento e em Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo.

Cena do espetáculo Edredon (Divulgação)

Cena do espetáculo Edredon (Divulgação)

Voltados para o público de seis meses a quatro anos, os espetáculos mostram um teatro surpreendente, provocador, poético, comovedor, moderno, que mostra a maturidade alcançada pela arte voltada para e à primeira infância e os novos caminhos teatrais que ela aponta.

Cena da peça Bailarina (Foto: Marco Aurélio Olímpio/Divulgação)

Cena da peça Bailarina (Foto: Marco Aurélio Olímpio/Divulgação)

O festival promoverá durante quatro semanas 40 apresentações de 6 espetáculos, duas mesas-redondas e uma Oficina de Teatro para Bebês, destinada a artistas, pesquisadores e educadores.

Confira a programação:

A Cia La Casa Incierta, de Madri, apresenta Café Frágil, um espetáculo de teatro de objetos criado a partir do universo do multiartista italiano Antonio Catalano – do grupo Casa degli Alfieri, fruto de um projeto interativo entre teatro e artes visuais. O espetáculo revela, com um jogo de sombras e objetos, um universo mágico presente no cotidiano de todos. Confira as datas:

Dia 24 de agosto, às 11h e 14h; dia 25, às 9h e 11h – no CLAC São Bernardo
Dia 31 de agosto e 1 de setembro, às 16h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo

O Grupo Sobrevento apresenta o espetáculo Bailarina. Na trama, uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Confira as datas:

Dias 24 e 25 de agosto, às 16h, no Espaço Sobrevento
Dias 14 e 15 de setembro, às 11h30 e 14h30, no CLAC São Bernardo do Campo
Dia 10 de setembro, às 14h e 15h, no CEU Alto Alegre
Dia 11 de setembro, às 14h e 15h, no CEU Navegantes
Dia 12 de setembro, às 14h e 15h, no CEU Quinta do Sol
Dia 13 de setembro, às 10h, 11h, 14h e 15h, no CEU Jaçanã

A mostra fica em cartaz até o dia 16 de setembro (Divulgação)

A mostra fica em cartaz até o dia 16 de setembro (Divulgação)

Também do Grupo Sobrevento: Meu Jardim. Na trama, entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o grupo compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. Confira as datas:

Dia 31 de agosto e 1º de setembro, às 11h e 14h, no CLAC – São Bernardo do Campo
Dias 7 e 8 de setembro, às 14h30 e 16h, no Espaço Sobrevento – São Paulo
Dia 9 de setembro, às 14h e 15h, no CEU Três Lagos – São Paulo

A Cia Pés Pequenos apresenta O Jardim de Caiçara. A peça mostra a pequena Caiçara, que um dia resolve quebrar a rotina do seu jardim e sai para passear sem a companhia dos pais. Do lado de fora desse ambiente familiar, ela começa a perceber e explorar o mundo, entrando em contato com novos objetos. O espetáculo aborda os desafios de ficar em pé e afastar-se dos pais. Confira as datas:

Dias 7 e 8 de setembro, às 14h, no CLAC – São Bernardo do Campo

Cena da montagem Café Frágil (Divulgação)

Cena da montagem Café Frágil (Divulgação)

O grupo Teater Refleksion, da Dinamarca, apresenta Songs From Above. Neste espetáculo, o público é convidado a entrar em uma tenda – uma grande instalação plástica – e coloca-se bem juntinho da única atriz que, em um cenário claro e limpo, em um ambiente silencioso, em uma atmosfera de tranquilidade e serenidade, conta uma história singela e tocante. Ela narra o sonho de uma criança, de uma forma simples e delicada, com pequenos bonecos, valendo-se de truques ao mesmo tempo simples e surpreendentes. Confira as datas:

Dias 14 e 15 de setembro, às 11h e 14h, no CLAC – São Bernardo do Campo

O grupo Les Incomplètes, do Canadá, apresenta o espetáculo Edredon, uma reflexão na hora em que se põe a cabeça no travesseiro sobre vários temas tais como intimidade, sonhos, relacionamentos e espaços desconhecidos. Primeiro trabalho da jovem companhia sediada na cidade de Québec, encenado bem próximo ao público e repleto de sensações, poesia, sombras, projeções, luz e música. Confira as datas:

Dias 14 e 15 de setembro, 16h, no Espaço Sobrevento – São Paulo

Para mais informações: info@sobrevento.com.br

 

Serviço:

Primeiro Olhar – 2º Festival Internacional de Teatro Para Bebês
De 23 de agosto a 16 de setembro
Grátis

CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas
Praça São José, 240 – Baeta Neves – São Bernardo do Campo, tel. O(11) 4125-0582

Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42, tel. 3399-3589 (Metrô Bresser-Mooca)

CEU Três Lagos
Estrada do Barro Branco s/nº, Barro Branco, tel. 5976-5643

CEU Alto Alegre
Rua Bento Guelfi, s/nº, Jardim Laranjeira, tel. 2075-1012

CEU Navegantes
Rua Maria Moassab Barbour, s/nº, Parque Residencial Cocaia, tel. 5976-5533

CEU Quinta do Sol
Av. Luiz Imparato, 564, Vila Cisper, tel. 3396-3433

CEU Jaçanã
Rua Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira, tel. 3397-3977.

Veja também!...

2 Comentário

  1. Eliane disse:

    Olá, qual seria o melhor espetáculo para 2 anos de idade? Obrigada

  2. Daniela disse:

    Pessoal, a peça que vai acontecer no Ceu Jaçanã será realmente numa 6a feira? Neste dia infelizmente fica impossivel para quem trabalha. Obrigada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>