São Paulo recebe os vencedores do Festival de Dança de Joinville

Por Rafael Ventuna*

Foto: Diego Redel/Divulgação

Cia. Matheus Brusa (Foto: Diego Redel/Divulgação)

Quando o assunto é o Festival de Dança de Joinville, qualquer coisa é de se esperar. Até mesmo que sua programação venha ter vez na capital paulista. De hoje (dia 2) a domingo (dia 4), a curadora do festival, a bailarina Cecília Kerche, se apresenta com o pianista Eduardo Boechat, no Itaú Cultural. No domingo, o Auditório Ibirapuera recebe 14 coreografias premiadas na mais recente edição do festival, realizada no mês passado.

Já são 31 anos de atividade e os números gerados pelo Festival de Dança de Joinville continuam fazendo dele o maior evento da dança no Brasil, seja pelo público que atrai, seja pelo montante distribuído em premiações e ou pela infinidade de atividades que borbulham pela cidade catarinense em 11 dias de evento que tem a Mostra Competitiva como sua principal atração.

O Banco Itaú, mantenedor do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera, ambos localizados em São Paulo, é um parceiro do festival desde 2008. E o evento é uma iniciativa do Instituto Festival de Dança de Joinville, que transformou a cidade catarinense em uma referência brasileira para a dança, especialmente após a instalação da escola de balé russo Bolshoi, em 2000.

As apresentações acontece apenas neste fim de semana em São Paulo (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)

As apresentações acontece apenas neste fim de semana em São Paulo (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)

Segundo o site do festival, a Noite dos Campeões reúne em São Paulo, apenas os primeiros lugares dos três melhores colocados na Mostra Competitiva – nos gêneros clássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas.

Apresentam-se no domingo as companhias Balé da Ilha (ES), Ballet Paula Gasparini (SP), Cia. Matheus Brusa (RS), Cia. Petite Danse (RJ), Grupo Especial (SP), Grupo Extreme (PR), Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza (SC), Harmonia Studio de Dança (MG), Maniacs Crew (SC), Sheila’s Ballet (SP), Studio A (SP) e Tinkle Group (SP).

*Rafael Ventuna é jornalista e crítico, com especialização em Economia e Gestão de Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. É também pesquisador de Dança Contemporânea Brasileira.

Cia Petite Danse (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)

Cia Petite Danse (Foto: Nilson Bastian/Divulgação)

Serviço:

Conferência Dançada com Cecilia Kerche
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, tel. 2168-1776 (Metrô Brigadeiro)
Dias 2 e 3 de agosto de 2013 (sexta-feira e sábado), às 20h
Dia 4 de agosto (domingo), às 11h30
75 minutos
Classificação: Livre
Grátis (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência).
Noite dos Campeões
Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2
Dia 4 de agosto de 2013 (domingo), às 19h
90 minutos
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação: Livre.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>