São Paulo tem novo restaurante judaico em Pinheiros. Conheça

Um restaurante judaico para todos. Essa é a proposta do Yesh!, inaugurado em julho, em Pinheiros. Em um ambiente moderno contemplado com duas áreas externas, a casa oferece um panorama culinário da presença judaica ao redor do planeta. Das mãos do chef Léo Bahiense saem receitas que remetem ora às raízes judaicas, ora às regiões por onde os judeus se estabeleceram ao longo do tempo. São mais de 20 pratos servidos diariamente no almoço em sistema de bufê.

Sempre bem recebidos e acolhidos, os clientes ganham como mimo antes da refeição um caldinho diferente a cada dia, acompanhado de torradas de pão sírio temperados com o segredo do chef. O bufê é separado em duas bancadas, uma com iguarias frias e outra com quentes. Todas bem selecionadas para agradar os conhecedores de tal culinária e apresentar um pedacinho do modo de vida deste povo.

Burekas - salgado feito com massa folhada (Divulgação)

Burekas – salgado feito com massa folhada (Divulgação)

Da Europa Central e Oriental, que representam a maior parte do cardápio, são destaques o Gefilte Fish com Chrein, bolinho de peixe com raiz forte e beterraba, o Mishmash, patê de fígado de frango, e o Patê de ovos. Há também os Latkes, bolinhos fritos de batata ralada, e o Farfel, macarrãozinho feito à base de ovo.

Vindos da Rússia, da cozinha dos Khazares, família nobre do século 8 convertida ao judaísmo, os Varenikes são pastéis cozidos recheados com purê de batatas e cobertos com cebola caramelizada. Ainda figuram no menu pratos típicos das delis ocidentais. Caso da Zucchini à milanesa, típico italiano, e da holandesa Salada coleslaw, com repolho, cenoura e maionese. Hommus – pasta de grão-de-bico – Babaganush – pasta de berinjela - Kibe Frito e Coalhada fresca lembram a origem sefaradi (judeus árabes). Aos sábados e feriados é servida a Cholent, feijoada judaica, feita com feijão branco, batatas, carne, ovos e cevada, tradicionalmente saboreada no shabat, dia do descanso.

Café e sobremesas

Além de restaurante, o Yesh! funciona, das 9h30 às 17h, como Café, e conta com uma enxuta lista de sanduíches elaborados no pão de centeio ou no Chalá, saladas e burekas, salgado feito com massa folhada. Destaque para o Sanduíche de patê de ovo e saladinha, o de cream cheese e salmão defumado e a bureka de ricota e espinafre. Quem quiser pode pedir porções de alguns pratos encontrados no bufê: Hering ao creme, Gefilte Fish com Chrein, Coalhada e Hommus com torradas de Pão Pita e Varenikes.

Entre as sobremesas, sempre bem generosas, está a Cheesecake com calda a escolha do cliente: frutas vermelhas, goiabada, chocolate ou doce de leite. Para beber, a casa oferece três rótulos de vinho do Chile e da Argentina e o Kasher Kedem. Há ainda cervejas, chás nacionais ou israelenses, sucos naturais e água de coco. Na área externa, Narguiles de vários sabores podem ser degustadas ao ar livre, depois da refeição.

Ambiente (Divulgação)

Ambiente (Divulgação)

Serviço:

Yesh!
Rua Cunha Gago, 770, Pinheiros, tel. 3032-4128.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>