Sesc promove residência artística entre brasileiros e estrangeiros

A partir desta quarta-feira (dia 14 de agosto), o Sesc Pinheiros apresenta o projeto de residência artística e exposição VAIVÉM. Quatro artistas baseadas em São Paulo convidam quatro artistas estrangeiros para uma residência artística na cidade. Juntos, eles trabalham em um ateliê coletivo aberto à visitação do público e inauguram mostra no dia 11 de setembro, compartilhando o resultado desta convivência e da imersão em um novo contexto social-cultural na produção de suas obras.

A residência artística tem início no dia 14 de agosto (Divulgação)

A residência artística tem início no dia 14 de agosto (Divulgação)

Ana Teixeira, Iara Freiberg, Kika Nicolela e Renata Padovan tiveram sua trajetória recentemente marcada pela participação em programas de residência artística realizados em diferentes partes do mundo. Agora, em VAIVÉM, elas recebem em São Paulo quatro artistas que conheceram durante esta vivência no exterior: Ana traz a chilena Cláudia Vásquez; Iara, a sul-africana Thenjiwe Nkosi; Kika, o japonês Nobuhiro Ishihara; e Renata, a turca residente na Alemanha Nezaket Ekici.

Durante quase um mês, os oitos participantes se reunirão para interagir e produzir ideias e obras em um ateliê coletivo construído dentro do Sesc Pinheiros especialmente para este projeto. O público poderá observar de perto todo o processo criativo, tendo acesso permanente a este espaço de produção e reflexão e aos próprios artistas, que estarão abertos ao dialogo e serão acompanhados pelo crítico brasileiro Josué Mattos e seu convidado, o crítico francês Tristan Tremeau.

Ao final do período, os artistas exibem as perspectivas e reflexões provocadas por esta experiência na exposição VAIVÉM, que fica em cartaz no Sesc Pinheiros até 6 de outubro, com entrada gratuita. As obras levarão em conta o processo de trabalho no contexto local de São Paulo e questões universais típicas da contemporaneidade, como as migrações, multiculturalismo, territorialidade, identidades e fronteiras.

O projeto traz também mesas redondas que discutirão os temas abordados em VAIVÉM e cada artista participante realizará um encontro com o público para apresentar sua obra e processo de criação.

A exposição ficará em cartaz entre os dias 11 de setembro e 6 de outubro (Divulgação)

A exposição ficará em cartaz entre os dias 11 de setembro e 6 de outubro (Divulgação)

Serviço:

VAIVÉM - Residência artística e exposição
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, tel. 3095-9400
De 14 de agosto a 6 de outubro
Grátis.

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>