Documentário sobre a noite gay de SP tem sessões gratuitas na capital

O documentário longa-metragem A Volta da Pauliceia Desvairada ganha duas sessões gratuitas neste fim de semana, no espaço alternativo Matilha Cultural, no centro da cidade. São novas oportunidades para conferir este filme que vem sendo exibido em festivais e mostras de cinema desde o final do ano passado.

As sessões acontecem nos dias 13 e 14 de setembro com entrada gratuita (Divulgação)

As sessões acontecem nos dias 13 e 14 de setembro com entrada gratuita (Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

Rodada no início de 2012, a obra é resultado de um edital do Proac do Governo do Estado, e representa uma estreia em dose dupla na carreira de seu diretor, o cineasta Lufe Steffen: é seu primeiro longa, e também seu primeiro documentário – até então, ele havia dirigido somente curtas de ficção.

E o diretor se propôs a uma tarefa de fôlego: criar um mosaico da atual noite gay da cidade de São Paulo – e sob o rótulo gay, incluem-se também lésbicas, bissexuais e transgêneros, além dos eternos simpatizantes do movimento.

Assim, A Volta da Pauliceia Desvairada busca levantar esse retrato, entrevistando frequentadores da noite, além de DJs, promoters, empresários, jornalistas e formadores de opinião. Foram cerca de 100 entrevistados, espalhados por cerca de 50 casas noturnas – entre bares e boates – durante um mês de aventuras noturnas, em locais como A Lôca, o hoje extinto Bar do Netão e a The Week.

O resultado é uma vertiginosa jornada por esse curioso universo, habitado por personagens que fazem questão de emitir suas opiniões sobre assuntos como amor, sexo, drogas, moda, tecnologia, dinheiro e comportamento. E até a militância gay aparece em alguns discursos, mostrando que muitas vezes o hábito de sair para a noite gay é por si só um ato político.

Confira o trailer!

Serviço:

A Volta da Pauliceia Desvairada ( Brasil, 2012, 95 minutos)
Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542, Centro (Metrô República)
Dia 13, às 20h; e dia 14, às 19h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>