Espaço Transarte abre as portas com mostra de Timothy Cummings

Timothy Cummings, Summer time in Brazil, 2012_13, acrílico em Madeira, 92 x 92cmEntre os dias 19 de setembro e 19 de dezembro, o Transarte – novo espaço cultural ao lado do Parque Trianon – apresenta a mostra do artista plástico americano Timothy Cummings. Local para realizar ações expositivas, receber artistas residentes, promover obras sem referência local, que desafiem temáticas e os limites da representação, assim é o Transarte, concebido por Lena Peres Oliveira. Para inaugurá-lo, apresenta o trabalho de Timothy Cummings que, depois de mais de um ano de Brasil, produziu as cerca de 20 obras reunidas na mostra. São pinturas em acrílico sobre madeira e obras em papel – intervenções em impressões na técnica digital print.

A obra de Cummings é referencial ao projeto que busca oxigenar o circuito artístico. A definição do artista, pela revista inglesa Rooms, dá uma pista da liberdade que o espaço pretende abrir ao introduzir novas possibilidades às narrativas contemporâneas: “Pintor, cineasta, escultor, mas, acima de tudo, artista autodidata com foco claro na agenda de coisas vivas estranhas e misteriosas. Temas cativantes como a infância, o macabro, a beleza e a decadência são explorados em sua obra por uma densa camada de fascinação e loucura”.

Lena Peres Oliveira conheceu o artista durante os seis anos em que trabalhou na galeria Catherine Clark que o representa em São Francisco. “Uma das questões que Timothy trata em sua obra é a de “gender” – gênero e também este é um dos temas que a Transarte está interessada, por isso sou entusiasta desde local em que estamos, tão próximo ao Trianon”, diz a mentora do projeto.

Timothy Cummings, Pyre of persona, 2012_13, acrílico em Madeira, 51 x 46cm

Serviço:

Exposição Timothy Cummings
Transarte
Al. Santos, n° 1518 (Metrô Trianon)
De 19 de setembro a 19 de dezembro
De terça a sexta, das 13h às 20h; sábado, das 13h às 17h
Grátis.

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>