Cena teatral paranaense chega em São Paulo a preços populares

Entre os dias 11 e 28 de setembro, São Paulo vai receber oito espetáculos da cena teatral paranaense através do Festival do Teatro Brasileiro (FTB), dos quais cinco são adultos e três, infantis. A programação abre com o espetáculo inédito Circo Negro, da CiaSenhas de Teatro, escrito por Daniel Veronese e dirigido por Sueli Araujo, que ficará em cartaz no Teatro Aliança Francesa, nos dias 11, 12, 13 e 14, às 20h.

Apontada pelos críticos como marco de maturidade da produção da Cia Senhas, a montagem convida o espectador a percorrer um território entre ficção e realidade, fazendo parte da cena ao tomar partido dentro da história. Quatro atores explicitam o jogo teatral através de demonstrações de estados emocionais, gestos e técnicas de atuação enquanto, paralelamente, realizam números circenses.

Cena da peça Circo Negro (Divulgação)

Cena da peça Circo Negro (Divulgação)

Além de Circo Negro, os outros espetáculos adultos são: Contos Proibidos de Antropofocus, comédia do Grupo Antropofocus; o premiado espetáculo Isso Te Interessa, da Companhia Brasileira de Teatro; Ilíada – Canto 1, monólogo com a primeira tradução brasileira do texto clássico de Homero; e o espetáculo de animação para adultos do Grupo Tato Criação Cênica, Tropeço.

Cena do infantil Concerto em Ri Maior (Divulgação)

Cena do infantil Concerto em Ri Maior (Divulgação)

Também no Teatro Aliança Francesa, a peça Contos Proibidos de Antropofocus, será apresentada nos dias 18, 19, 20, e 21 de setembro, às 20h. Imagine um espetáculo em que não existe nenhum diálogo e que a interação entre os atores aconteça somente por sons. É isso o que acontece nesta montagem. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – cada um representando um conto – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino.

No CIT-Ecum, nos dias 13, 14, às 21h e 22h, e no dia 15, às 20h e 21h, será apresentada a peça Isso Te Interessa, adaptação do texto Bon, Saint-Cloud, de Noële Renaude. A montagem conta a história de pelo menos três gerações de uma família. Sem nenhum acontecimento espetacular, essa família poderia estar em qualquer lugar do mundo. Não há grandes eventos, apenas os acontecimentos chave que ditam o destino prosaico dos personagens.

No mesmo teatro será apresentado o espetáculo Ilíada – Canto 1 – nos dias 16 e 17, às 21h – monólogo com a atriz Claudete Pereira Jorge. A peça, que estreou em 2005, faz parte de um projeto maior da Companhia Iliadahomero de Teatro, criada em 1999 com o propósito de encenar o texto integral (24 cantos) da Ilíada de Homero traduzida por Manuel Odorico Mendes. O Canto I descreve a richa entre Aquiles e Agamemnon que resultou na morte desnecessária de muitos homens na guerra de Tróia.

Nos dias 18 e 19, às 20h, o Teatro da Memória – Instituto Cultural Capobianco recebe Tropeço, montagem onde dois atores manipuladores dão forma e vida às personagens: duas velhas que moram juntas. A partir de suas ações rotineiras, revela-se um universo de sutileza, extravagância, poesia e comicidade. A peça é fruto de um estudo que une os trabalhos corporais desenvolvidos pelos integrantes da companhia nas áreas do teatro de formas animadas, da dança contemporânea e da mímica.

A programação infantil conta com três espetáculos: o musical circense Concerto em Ri Maior, da Companhia dos Palhaços; Homem do Banco Branco e a Amoreira, infanto-juvenil do Grupo Minha Nossa Cai de Teatro; e E Se…, também do Grupo Tato Criação Cênica. Nos dias 14 e 15, às 16h, o Teatro Aliança Francesa apresenta Concerto em Ri Maior, espetáculo que conta a história de Wilson, músico e maestro do sul da Rússia e seu fiel amigo e tradutor, Sarrafo. Juntos, a dupla realiza um concerto musical repleto de malabarismo, dança, música, mágica e interação com a plateia.

Cena da peça Isso Te Interessa (Foto:  Alessandra Haro/Divulgação)

Cena da peça Isso Te Interessa (Foto: Alessandra Haro/Divulgação)

No mesmo teatro, também será apresentado Homem do Banco Branco e a Amoreira, nos dias 21 e 22, às 16h. A peça narra a história de um homem que espera o amor de sua vida para que possam, juntos, compartilhar os frutos da amoreira. Numa estética minimalista, o espetáculo comunga com o público uma singela história de forma lúdica e poética. O texto da peça é fruto de reflexão, crítica e criação artística, resultado de uma oficina de dramaturgia, em que se pesquisou a nova dramaturgia de teatro para crianças. Com poucos recursos de cenário, a iluminação ajuda a criar todo um mundo de fantasia e brincadeiras.

Já nos dias 21 e 22, às 16h, no Teatro da Memória, é a vez do espetáculo E Se…, que se passa em uma rua de um centro urbano, ponto de encontros e desencontros dos personagens que surgem em cena com o uso de pequenos adereços nas mãos dos atores. A pesquisa no teatro de animação da Tato Criação Cênica se concentra na animação de partes do corpo, principalmente das mãos, e expande-se para a manipulação de objetos.

A programação paulista ainda conta com quatro oficinas teatrais: Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro fala sobre dramaturgia; Giovana Soar, também da Companhia Brasileira de Teatro, dá uma aula sobre a Prática do Teatro Contemporâneo; Rafael Barreiros, fala sobre a arte do palhaço/clown a partir de jogos e espontaneidade e o Grupo Tato de Criação Cênica aborda a dramaturgia física e o teatro de animação corporal.

Para mais informações, clique AQUI.

 

Serviço:

Festival do Teatro Brasileiro (FTB)
De 11 a 28 de setembro
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182, Vila Buarque, tel. 3017-5699 (Metrô República)

Teatro da Memória
Rua Álvaro de Carvalho, 97, Centro, tel. 3255-8065 (Metrô Anhangabaú)

CIT-ECUM
Rua da Consolação, 1623, Consolação, tel. 3255-5922 (Metrô Paulista)

 

Veja também!...

1 Comentário

  1. Simplesmente maravilhoso este projeto de teatro com certeza irei participar grato e boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>