São Paulo apresenta nova edição do Festival Internacional Paidéia de Teatro

De 25 a 29 de setembro, quarta a domingo, o Sesc Santo Amaro em parceria com a Paidéia Associação Cultural apresenta ao público o VII Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia. São 31 apresentações de 14 peças de teatro, a maioria inéditas em São Paulo, além de workshops, mesas de reflexão e uma oficina de crítica teatral voltada a estudantes de jornalismo. A programação vai acontecer na sede da Paidéia, em Santo Amaro, no Sesc Santo Amaro e uma das peças encenada no Mercado Municipal de Santo Amaro.

O festival acontece entre os dias 25 e 29 de setembro (Divulgação)

O festival acontece entre os dias 25 e 29 de setembro (Divulgação)

Com o tema Água, sustentabilidade e meio ambiente, o festival tem curadoria de Dib Carneiro Neto, jornalista, crítico e dramaturgo. “Nossa ideia era justamente que o tema não fosse uma camisa de força, mas que abordasse além da questão ecológica, e também falasse da ética nos relacionamentos”, conta. Além dele, assinam a curadoria Aglaia Pusch, Camila Amorin, Gisela Ribeiro Rodrigues e Rafael Spaca. A Paidéia Associação Cultural foi fundada por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, já existe há 16 anos e desenvolve atividades de criação e montagem de espetáculos teatrais dirigidas ao público infantojuvenil.

A programação abre com um dos diferenciais do festival este ano. No dia 24 de setembro, no Sesc Santo Amaro, a poeta, jornalista e professora Mônica Rodrigues da Costa ministra a Oficina de Crítica de Teatro para Crianças, que será repetida em todos os dias do Festival. No dia 25, em sessões às 9h30 e 11h, é apresentado um teatro de animação feito no próprio corpo. Essa é a proposta da Figurentheater Margrit Gysin, companhia suíça que está presente com a peça Os Sete Corvos, livre adaptação do conto homônimo dos Irmãos Grimm.

Blaest_ballongdans_sRGB (1) (1)

No mesmo dia, às 10h30 e 14h30, Terremota, de Guto Togniazzolo, Jackie Obrigon e Marcelo Romagnoli, tem apresentação marcada no Sesc Santo Amaro. Uma das companhias mais importantes e inovadoras da Alemanha, o GRIPS Theater Berlin traz à obra Sede – Uma viagem de aventura, criada em intercâmbio com a Paidéia sobre o tema ‘água’, às 20h. Fundada em 1969 por Volker Ludwig, a companhia é uma das mais importantes da Europa. O grupo alemão também ministra um workshop aberto ao público nos dias 26 e 27 de setembro, a partir das 9h.

No dia 26, será exibida A Linha Mágica, às 10h30 e 14h30. A encenação de A Fabulosa Cia, de São Paulo, conta a história de uma lenda francesa que fala sobre a relação do homem com o tempo. Ainda nesse dia, às 16h, será apresentada Três fios, uma adaptação do conto Os três fios de ouro do cabelo do diabo, dos Irmãos Grimm, da Cia Paidéia de Teatro, dirigida por Amauri Falseti.

Na sexta-feira, dia 27, às 20h, a Cia Paidéia apresenta Ycatu – Água Boa. A peça discute como o homem faz parte da natureza e coloca sua vida em risco ao não proteger os recursos hídricos, com texto e direção de Amauri Falseti. Da Dinamarca, o Teatro Madam Bach mostra Vento, dia 28, sábado, às 11h e às 14h. Às 16h, a trupe Balangandança Cia., de São Paulo, apresenta Álbum das Figurinhas, uma brincadeira entre os bailarinos e os espectadores de todas as idades utilizando a memória. Do grupo Clowns de Shakespeare o público pode assistir Hamlet – um relato dramático medieval, encerrando a programação do dia.

Skyggekikk_CMYK

Sustentabilidade?, da Cia Paidéia Jovem se apresenta às 20h do sábado. Baseado em textos de Leonardo Boff e Gonçalves Dias, o trabalho faz parte do projeto Ycatu – Água Boa e tem por objetivo criar e produzir espetáculos com conteúdos pertinentes à ecologia e à defesa do meio ambiente. Para encerrar a programação do dia, o Teatro do Kaos, grupo de Cubatão, mostra sua versão ousada de A Falecida, no Jardim da Paidéia, às 21h.

No domingo, o destaque fica por conta da apresentação de Sua Incelença, Ricardo III, da trupe Clowns de Shakespeare, dirigida por Gabriel Villela e que será encenada no Mercado de Santo Amaro, às 19h.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.

 

Serviço:

VII Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia
De 25 a 29 de setembro, de terça a domingo
De R$ 4 a R$ 20.

Paidéia
Rua Darwin, 153, Alto da Boa Vista, tel. 5522-1283

Sesc Santo Amaro
R. Amador Bueno, 505

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>