MIS apresenta a mostra Verdi 200 anos – Imagens em transição

VERDI manifesto Rigoletto raphal obinski para email

A mostra fica em cartaz até o dia 29 de setembro (Divulgação)

Entre os dias 4 e 29 de setembro, o MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta a mostra Verdi 200 anos – Imagens em transição. A exposição comemorativa dos 200 anos de Verdi identifica em linhas gerais como é preservada a imagem da sua obra, a maneira como é representada e delineia o processo contemporâneo de transição do próprio gênero operístico.

Verdi 200 anos – Imagens em transição oferece um panorama histórico da relação da ópera com a arte por meio de gravações históricas em áudio e vídeo, entre elas, árias e duetos, além de registros históricos de vozes de cantores como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Montserrat Caballé, Mirella Freni e Maria Callas. Por meio de monitores, o público pode conferir três montagens de La Traviata (a ópera mais encenada de Verdi) duas delas são registros ao vivo (Royal Opera House – Londres/1994 e Ópera de Graz – Áustria/2011), além de uma gravação histórica da RAI (Rádio e Televisão Italiana), por volta de 1955.

A mostra também é composta por obras inspiradas nos teatros notoriamente Verdianos, entre elas, pôsteres de montagens das óperas em diversas partes do mundo – incluindo a polonesa – que apresentam o desenvolvimento dos aspectos visuais da escola verdiana. No total são 36 pôsteres, sendo o mais recente de 2013 (da ópera Falstaff – Teatro alla Scala – Itália). Já o mais antigo data de 1842 (Nabucco, também encenada no Teatro alla Scala).

Serviço:

Verdi 200 anos – Imagens em transição
Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777
De 4 a 29 de setembro
De terça a sexta, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>