Revelando São Paulo 2013 começa neste fim de semana na capital

São comidas de diversos municípios do Estado de São Paulo

São comidas de diversos municípios do Estado de São Paulo

A nova edição do Revelando São Paulo Festival da Cultura Tradicional Paulista, que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, no Parque do Trote, traz para a cidade de São Paulo uma mistura de tradições e manifestações típicas de diversas regiões do Estado. Além do artesanato e culinária, neste ano o evento receberá pela primeira vez uma exposição de flores e frutos cultivados em oito municípios paulistas, num espaço batizado Praça Verde. A entrada é gratuita.

Uma grande mostra do patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo estará presente durante os dez dias do festival, com cerca de 250 grupos de cultura tradicional. Fandango, Folias de Reis, Catira, Cavalhada, Moçambique, Congadas e Dança de Santa Cruz, Orquestras de Violas, Caiapós, Cavalhadas, Bonecões e outros grupos e comunidades tradicionais ainda presentes em festivais de municípios no interior também celebram este encontro.

Neste ano, a grande novidade é a criação do projeto Praça Verde, que trará para a capital paulista uma diversidade de flores e frutos produzidos em oito cidades. As plantas ficarão expostas para o público, que também poderá participar de oficinas de telha na horta, rodas de conversas sobre temperos e chás e do plantio de mudas nativas, trazidas pelos municípios participantes.

Cerca de 250 grupos de cultura tradicional se apresentam durante a festa

Cerca de 250 grupos de cultura tradicional se apresentam durante a festa

Já conhecidas, as delícias da mesa paulista também marcam presença. As receitas são preparadas na hora por culinaristas de 120 municípios, seguindo as tradicões de família, incluindo o uso de fogões à lenha, construídos especialmente para o festival. São doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias.

Outro espaço de destaque do Revelando São Paulo é o Pavilhão de Artesanatos, com mais de 100 estandes e cerca de 400 artesãos produzindo, durante o festival, peças em barro, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, fuxicos, bordados, panos de prato, entre outros. Ao longo do festival serão realizados ainda cortejos, como o Ubuntu – Cortejo com as Irmandades de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário – a Caminhada pela Paz, com cerca de 40 segmentos religiosos pelas ruas da Zona Norte e Corridas de Cavalhada. As crianças terão diversão garantida no Espaço Fazendinha, onde cerca de 150 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas circularão pela arena do Parque. Charretes e carros de bois possibilitam ao público um passeio rural pelo evento.

Para ter acesso à programação completa, clique AQUI.
Serviço: 

XVII Revelando São Paulo
Parque Vila Guilherme – Trote / Mart Center
Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/n, Vila Guilherme
De 13 a 22 de setembro, das 9h às 21h
Entrada gratuita.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>