Documentário sobre a era de ouro da noite gay estreia em SP

Um novo documentário brasileiro tem estreia marcada no 21º Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, que começa no dia 7 de novembro, em São Paulo. Local ideal para o lançamento de São Paulo em Hi-Fi. O público terá duas datas para conferir: no dia 10 de novembro, às 20h, a exibição será no CineSesc, e no dia 14, às 16h, no Espaço Itaú de Cinema.

O filme é o novo projeto do diretor paulistano Lufe Steffen. Em 2012, o cineasta estreou também no Mix Brasil seu primeiro documentário, A Volta da Pauliceia Desvairada, que focalizava a vida noturna da capital de SP no momento atual, invadindo bares e boates gays da metrópole e entrevistando os habitantes desse universo.

hifi08

E foi durante as gravações de “Pauliceia” que surgiu a ideia do novo filme. Ao retratar o cenário da noite LGBT de hoje, o diretor sentiu o estímulo para fazer uma espécie de “prequel”: produzir depois um filme contando a história que ocorreu antes.

Chega às telas agora, portanto, “São Paulo em Hi-Fi”, que se debruça sobre as décadas de 60, 70 e 80. Foram entrevistadas cerca de 25 pessoas, testemunhas do período, que desfiaram suas lembranças e memórias sobre as peripécias vividas em cada época.

Entre os entrevistados, surgem figuras famosas como o escritor João Silvério Trevisan e o jornalista Celso Curi, além de veteranas estrelas da noite como Gretta Starr e Miss Biá.

hifi22

hifi07Na pesquisa, vieram à tona casas noturnas lendárias como Medieval, Nostro Mondo, Homo Sapiens, Corintho e Village Station Cabaret. Bares também foram lembrados, como os alternativos Val Improviso e Cowboy, e os points lésbicos Moustache e Ferro’s Bar.

Para ilustrar e rechear os depoimentos, o diretor recorreu a um vasto material de arquivo, que reúne imagens de arquivos pessoais e outras garimpadas nos acervos de jornais e revistas, além de trechos de VHS e até material rodado originalmente em Super-8.

Com isso, o público poderá conferir um mosaico nostálgico e irreverente, mas que tem seus momentos melancólicos e emocionantes: o contexto histórico do filme mostra as barbaridades da ditadura militar e a devastação da aids nos anos 80. Vale conferir.

Confira o teaser do filme!

Serviço:

São Paulo em Hi-Fi” ( Brasil, 2013, 99 minutos )
Dia 10 de novembro, às 20h, no Cinesesc (Rua Augusta, 2075)
Dia 14 de novembro, às 16h, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475)

Veja também!...

1 Comentário

  1. jota barbosa disse:

    que maravilha! pois eu fiz parte dessa época tbm! fui bailarino no HS com miss biá,mayse,veneza e muitas outras! vou matar a saudades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>