“O Mal Dito”, da Cia Ópera Ritual, estreia temporada no Sesc Ipiranga

A peça segue temporada até o dia 2 de novembro (Foto: Vinicius Carvalho/Divulgação)

Neste sábado (dia 5), às 19h30, no Sesc Ipiranga, reestreia o espetáculo O Mal Dito, com concepção e atuação de Fransérgio Araújo, da Cia Ópera Ritual. Fransérgio foi integrante por mais de dez anos do Teatro Oficina, coordenado pelo diretor Zé Celso. Sozinho em cena, o ator propõe uma construção teatral inusitada e visceral dos Cantos de Maldoror, de Isidore Ducasse, livro poético escrito entre os anos de 1868 e 1869.

A obra descreve cenas brutais, em que a crueldade, a maldade, a covardia e a estupidez humanas são os principais protagonistas da violência extrema. Trazer à cena a poética maldita de Ducasse é um desafio para qualquer ator. O autor é referência para grandes intelectuais de todo o mundo, e atemporal, foi admirado por importantes nomes da literatura universal como André Gide, Breton, Gaston Barchelard, Sartre, Camus, entre outros.

(Foto: Giovana Cerveira/Divulgação)

Na trama, um homem atormentado por sua existência questiona a razão da sua vida. Sua revolta contra o Criador o transforma em um indivíduo cruel, seu pessimismo o deprime. Ter assistido à morte de sua mãe quando era adolescente fez o autor impor a si ações humanas virulentas. Acreditando na morte como saída do seu desespero, ele dá seus últimos suspiros para fugir da crucificação, imposta pela providência divina.

Com uma pesquisa corporal baseada no Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, a montagem busca um vínculo com a exposição dos sentidos, apoiando-se na radicalidade, em busca de uma interpretação hipersensorial, para fugir ao naturalismo e autocontrole dos dias atuais. A pesquisa vivenciou também processos esquizofrênicos e bipolares e surtos psicóticos do próprio ator-autor durante sua pesquisa de atuação.

Serviço:

O Mal Dito
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822, tel. 3340-2004
De 5 outubro a 2 de novembro
Sábados, às 19h30
R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>