Igreja Católica começa a discutir casamento gay e adoção por casais de mesmo sexo

EL PAPA FRANCISCO RECIBE AL CUERPO DIPLOMÁTICOPelo jeito o Papa Francisco está realmente querendo dar novos e contemporâneos ares à Igreja Católica. Depois de suas declarações friendly sobre a homossexualidade, o pontífice agora quer consultar as dioceses sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homoafetivos. A consulta aborda ainda o aborto e o divórcio.

O Vaticano mandou para suas dioceses do mundo todo um questionário sobre os temas ainda considerados polêmicos dentro do catolicismo, que serão discutidos pelos chefes católicos em um sínodo (reunião de membros de arquidioceses) em 2014.

Bispos e párocos devem opinar sobre “que atenção pastoral pode ser dada às pessoas que escolheram viver nestes tipos de união” (homoafetiva). Sobre a adoção, o Vaticano questiona: “No caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo que adotaram crianças, o que é que pode ser feito, do ponto de vista pastoral, à luz da transmissão da fé”?

As perguntas foram enviadas no último dia 18 e versam ainda sobre se “existe uma lei que reconheça a uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e que as equipare de algum modo ao casamento” e “qual a atitude das pessoas e, em particular, das Igrejas em relação ao Estado, enquanto promotor das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, e às pessoas envolvidas neste tipo de união”.

O sínodo para discutir essas questões deve ser convocado pelo Papa em outubro de 2014.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>