Instituto Tomie Ohtake apresenta mostra gratuita do fotógrafo Antanas Sutkus

Na encruzilhada

Na encruzilhada

Até o dia 5 de janeiro, o Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição inédita Pessoas da Lituânia, do fotógrafo lituano Antanas Sutkus. São cerca de 35 imagens inéditas em preto e branco que revelam o talento de Sutkus, considerado um dos maiores fotógrafos do século 20. Grande parte da coleção será apresentada pela primeira vez em âmbito mundial, fruto de um intenso trabalho do fotógrafo em seu arquivo que comporta cerca de um milhão de negativos.

Antanas Sutkus, de 74 anos, cresceu em uma difícil realidade. Em 1940, quando ele tinha apenas um ano, a União Soviética anexou o seu país ao bloco comunista, em plena Segunda Guerra Mundial. Entretanto, mesmo diante de condições tão adversas, o artista tornou-se um dos maiores fotógrafos de sua época. Antanas ignorou os ideais totalitários impostos pelo regime soviético e acumulou, em pouco mais de 40 anos, uma obra vasta que retrata o cotidiano simples do seu povo.

Foi a partir de 1991, ano em que a independência do seu país foi, enfim, oficializada e reconhecida, que ele passou a trabalhar com tranquilidade em seus arquivos. Com quase de um milhão de negativos guardados, só agora sua obra começa a ser de fato revelada de forma completa para o mundo.

Durante toda a sua carreira, o fotógrafo prestou uma homenagem ao seu povo com a série Pessoas da Lituânia, onde o cotidiano dos seus co-cidadãos é o sujeito principal: cada indivíduo é fotografado com um senso da humanidade e sem nenhum efeito dramático. Ao contrário, o seu olhar traz amor e esperança para a vida destas pessoas. Como diz o próprio artista: “O meu credo é amar as pessoas”.

 Praia de Palanga

Praia de Palanga

Serviço:

Pessoas da Lituânia, de Antanas Sutkus
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, tel. (11) 2245-1900 (Metrô Faria Lima)
Até 5 de janeiro de 2014
De terça a domingo, das 11h às 20h
Grátis.

 

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>