MIS promove lançamento de documentário que retrata a Jazz Sinfônica de São Paulo

Nesta terça-feira (dia 5), às 20h30, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o lançamento do documentário A Nave, uma viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo, que retrata uma das orquestras mais originais do Brasil. Além da estreia, outras oito sessões acontecem entre os dias 6 e 10 de novembro. No sábado (dia 9), após a exibição do filme, o museu também recebe o diretor do longa Luiz Otavio de Santi e o jornalista Irineu Franco Perpétuo, para um bate-papo com o público.

Resultado de cinco anos de gravação, o documentário mostra a rotina de trabalho, ensaios, apresentações e singularidades da orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e seu maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra e seu principal arranjador. Cyro faleceu em 2011, aos 82 anos. O longa registra os 90 músicos da orquestra e seus convidados em suas rotinas de trabalho, como ensaios, apresentações e singularidades pessoais.

“Iniciamos a produção do filme em 2005 e finalizamos em setembro de 2013. São 120 horas de imagens gravadas brutas”, conta o diretor Luiz Otavio de Santi. Entre os inúmeros momentos filmados e selecionados na edição estão apresentações ao vivo de trilhas sonoras de filmes, em eventos culturais da cidade como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O documentário também tem raridades como a trilha original de Encouraçado Potemkin, com sua trilha original alemã, de Edmund Musel, e as trilhas de 8 e Meio, de Federico Fellini, e Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock. “Tivemos a sorte de poder mostrar a forte relação entre cinema e música, e a afinidade dessa orquestra com essas linguagens juntas”, conta Santi.

 Foto: Ary Diesendruck/Divulgação

Foto: Ary Diesendruck/Divulgação

Serviço:

Lançamento do documentário A Nave, uma viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo
Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel. (11) 2117-4777
Dia 5, às 20h30
Dia 6, às 16h; dia 7, às 15h e 17h; dia 8, às 15 e 17h; dia 9, às 15h e 18h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>