Vida Maria mostra a complexidade de uma vida em poucos minutos

Por Everson Bertucci

vida mariaRevirando o baú da memória buscando bons filmes para compartilhar nesta coluna, resgatei a animação brasileira Vida Maria, de Márcio Ramos. Com pouco diálogo e muita delicadeza, o curta emociona ao mostrar a complexidade de toda uma vida em apenas 8 minutos.

Na trama, a pequena Maria José, de apenas 5 anos, é levada a largar os estudos para ajudar sua mãe nos afazeres domésticos, no sertão nordestino. Enquanto trabalha, Maria José cresce, casa, tem filhos e envelhece.

Veja também!...

1 Comentário

  1. Maria de Lourdes Perez Feliciano disse:

    Amei o filme. É uma obra de Arte – mostra de uma forma simples e objetiva como a vida das pessoas no sertão brasileiro é difícil, desde a sua infância até a velhice, e como essa existência limitada vai se repetindo de uma geração para a outra. A pobreza, o ambiente inóspito que torna difícil a existência humana, as leva a exigirem dos filhos desde pequenos que executem as mesmas tarefas domésticas que cumpriam quando eram crianças, considerando perda de tempo o estudo que,no entanto, seria a única maneira delas poderem superar os desafios do ambiente e enxergarem para si mesmas uma outra possibilidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>