Rio de Janeiro realiza casamento coletivo com 130 casais de mesmo sexo

casamento gayNeste domingo (dia 8), o Estado do Rio de Janeiro vai garantir um pouco mais de cidadania a casais de mesmo sexo. O governo fluminense realiza a partir das 15h a primeira cerimônia coletiva de casamento civil homoafetivo do Estado, que vai reunir nada menos do que 130 casais – a maior cerimônia do mundo.

A celebração será realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na capital fluminense, exatamente no Dia da Justiça e da Família. Trata-se uma ação conjunta entre o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SUPERDIR/SEASDH), e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Promoção de Sustentabilidade, a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, através do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (NUDIVERSIS/DPGERJ) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ARPEN).

Os casais estarão acompanhados de familiares e amigos e serão presenteados, na abertura da cerimônia, com a performance da atriz e cantora Jane Di Castro, que interpretará o Hino Nacional. Entre os noivos e noivas, estão casais que há anos buscam o reconhecimento dos seus direitos e agora querem oficializar sua união, como forma de garantir a segurança de suas famílias.

Os casamentos serão celebrados pelas juízas Rachel Chripino e Rachel de Oliveira e na mesa solene estarão presentes Luciana Mota, coordenadora do Nudiversis, a desembargadora do TJ-RJ, Cristina Gaulia, e o presidente da ARPEN, Luiz Manuel Carvalho dos Santos. Os casais terão como padrinhos simbólicos o desembargador do TJ-RJ, Cláudio Dell’orto, acompanhado de sua esposa. Antes da cerimônia, os casais terão à disposição serviços como maquiagem, penteado e fotografia, oferecidos pelo Programa Rio Sem Homofobia.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, idealizador do projeto, comemora a realização da cerimônia. “É preciso reconhecer que essa conquista nacional nasceu da iniciativa do Governo do Rio de Janeiro, quando em 2008, o governador Sérgio Cabral entrou junto ao Supremo Tribunal Federal com uma arguição por descumprimento de preceito fundamental (ADPF 132) e teve ação julgada procedente em 05 de maio de 2011, igualando os direitos de casais de pessoas do mesmo sexo aos casais heterossexuais”.

Após a cerimônia, os recém-casados e alguns convidados poderão comemorar o matrimônio em uma recepção oferecida pelo Governo do Rio, que será realizada no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, a partir das 17h30. A festa terá todos os itens de um casamento, como bolo, bem-casados, coquetel, dança dos casais, música ao vivo e discoteca.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>