Sated divulga tabela de remuneração profissional para atores e modelos

Por Jessica Orsini

Fonte: Guia do Ator

Você sabia que a remuneração dos atores também segue uma tabela de valores? Esta tabela é regida pelo Sated, o sindicato da classe artística, que estabelece um piso para cada tipo de atividade realizada pelos profissionais da área.

Ter conhecimento dessa tabela é muito importante, pois é ela que estabelece o seu cachê e regulamenta seus direitos. Se o produtor ou agência não pagar este valor a você, ele estará infringindo regras contratuais, e pode ser autuado e multado na forma da lei.

O Sated SP informou à classe artística que esta tabela está prestes a ser atualizada por meio de uma carta escrita no dia 19 de dezembro de 2013. Segundo a carta, os novos valores já deverão ser pagos a partir de 1º de março de 2014.

Veja a carta na íntegra e a tabela com todos os valores abaixo:

carta-sated

tabela-sated1

tabela-sated2

tabela-sated3

Valorize sua profissão! Nunca trabalhe por menos do que o Sated estabelece e denuncie esta prática caso aconteça com você! Lute pelos seus direitos!

Para mais informações, procure o Sated mais próximo de sua cidade. Veja os contatos AQUI.

47 Comentários

  1. Alessandro Guimaraes disse:

    Olha acho que esses valores fogem dos padrões, infelizmente o mercado de modelos e manequins vão cair no Brasil por valores muito altos, fica mais interessante ir a New Yorque e pegar uma top brasileira que lá nem é tão top assim e fazer o trabalho por la mesmo, desculpe mas erraram feio em vez de combater coisas que podres que acontece na moda quer acabar com ela no Brasil, então é hora de fiscalizar e colher depoimentos de modelos que são usados e iludidos no Brasil

    • Taty disse:

      querido.
      Você é booker, dono de agencia, modelo? quem tu é no mercado?
      pois para nós que figuramos e trabalhamos na moda esse cachê é mais que justo. Empresas como Fiat, Ford, Vivo, Santander e etc tem pagado menos de 10 mil reais e vinculando nosso nome por 2 a 3 anos.
      Será que eles não tem condições de pagar isso?
      Se tu não é do meio, no minimo se coloque do nosso lado, pois sair do meu estado para vir trabalhar por pechinchas não era a minha intenção.
      baahhh, cada coisa viu!

      • Any disse:

        Com certeza esse tal de Alessandro deve ser dono dessas agências mequetrefes que querem pagar R$50,00 pelo trabalho mais uma água com biscoito água e sal pra ter a imagem do modelo circulando durante 365 dias.

      • Querida e vc e o que porque vc e o que porqueoode acreditar que as empresas pagam o valor devido quANDO ELAS QUER CRIAR UMA CAMPANHA DE PUBLICIDADE SOLO QUE AS AGENCIAS DE PUBLICIDADES E DE MODELOS FICAM COM MAIS DA MITADE DO CACHÊ QUE E COBRADO PARA A EMPRESA E O OBJETIVO DO SATED E SÓ DAR VENEFISIOS PARA AS AGENCIAS DE MODELOS O SATED NO ESTA NI AHI COM NOSSOS MODELOS ELE SÓ QUER RESEVER PROPINA DAS AGECIAS DE MODELOS Y PUBLICIDADE LAMENTAVLEMENTE ESTAMOS NO BRASIL E BRASIL E ASSIM DENTRO DE 4 MESES VAMOS A TER MUITOS MAS TRABALHO NO MEXICO QUE NO BRASIL POR VALORES

        BOA SORTE

      • Jonathan disse:

        E é justo pagar pra sua empregada doméstica que trabalha muuuuuuuuuuuuito mais que você um salário mínimo? O problema desse país ridículo é que a maioria são pessoas como você, que só enxerga o próprio rabo.

    • Adalberto disse:

      Alessandro,

      Perfeito o seu raciocínio.

    • Jucelino disse:

      Cara se liga. Quer modelo… -Paga. não quer? -vai pegar la em ny e nao mete o bedelho no trabalho dos outros.

    • matheus souza disse:

      o cara só fala merda que paga barato pega um mendigo na rua e tira foto dele seu boroca mão de vaca !!!!

    • André Castanho disse:

      NEW YORQUE? Cara quer falar bonito, fale direito! Assim você perde toda a credibilidade da argumentação, que ao meu ver também é falha…

    • Freitas disse:

      O que é engraçado como pessoas acham que entrando aqui usando mais de um usuário para responder o próprio comentário como se fosse outra pessoa para achar que com isso vai fazer com que as pessoas acreditem que os valores corretamente atribuídos aos profissionais seriam muito alto.
      Alessandro Guimaraes e Adalberto (que na verdade são a mesma pessoa) Você se acha inteligente, já ouviu falar em IP? Ou o que significa identificação de localização?
      Você têm pago, quando paga, “merreca” e ainda cobra de pessoas para participar de seus “trabalhos”. Tome vergonha na sua cara!

    • Elio disse:

      Sabe de nada inocente

  2. Michael da costa porto disse:

    ola…tudo bem com voces…ficara muito feliz se voltassem os olhos pra regiao nordeste, mas especificamente a Paraiba…pois o descaso com a LEi, com os modelos profissionais ~e muito grande….

    Michael Porto , modelo profissinal .DRT.: 1274

    • Diego disse:

      Michael, sou de Curitiba e tínhamos o mesmo problema com o descaso de valores pagos aos atores. O problema foi resolvido ano passado: como o sindicato daqui é fraco, foram os próprios atores, aliados às agências, que fizeram uma tabela a ser seguida. Todas as agências de Curitiba entraram em comum acordo para praticar valores justos ao pagamento de atores, além de cachê-teste. Quem iniciou esse movimento todo foi um grupo de pouquíssimos atores da cidade (acho que uns cinco no máximo), que foram se reunindo com cada vez mais gente, até marcarem reunião com agências e produtoras para, finalmente resolver a questão.
      Espero ter ajudado.

      • elenice silveira coelho disse:

        em quanto ficou o valor do pagamento de uma atriz de teatro? nao entendi nessas tabelas onde se encaixa os artistas.

      • Kako disse:

        Olá Diego,poderia explicar melhor como foi feito esse processo ai em Curitiba ou passar contato de alguem que possa explicar melhor?Sou de Natal e estou querendo fazer algo similar mas ainda não encontrei o rumo certo.

  3. Nair disse:

    Em Goias o Sindicato não faz nada.

  4. Allan Corleone disse:

    Otimo.

  5. Taty disse:

    Isso também é valido para as agencias: “Figura e Ação”, “Dolce”, “Nine”, “Uno”, “Faro”, “Y Models”, “Agency”, “Invite”, “Casting”, “Totem”, “Daphne”, “Guarana”, “Upper”, “Casa Agencia” e demais agencias de elenco ou somente para as agencias de modelos?
    Gostaria que foce esclarecido…

  6. Luís Gustavo disse:

    Minha namorada é modelo desde 2009 e nunca vi seu trabalho e o de suas colegas ser valorizado,é um absurdo ,ganham um valor simbólico e um lanchinho para ficar o dia todo disponibilizando seu trabalho e profissionalismo, e coitada da modelo que atrasa,já o cache,elas só veem a cor na graça de Deus!
    Quem vive de carreira artística no Brasil,é um candidato a passar fome,mas modelo não precisa comer neh!!?

  7. Dr Seni disse:

    Concordo com o valor…
    Se não pagarem isso…
    é fácil, eu indico a entrarem em greve!! Acho justo.. mtu justo!

  8. Ator disse:

    No novo contrato da Apro, eles chegam a dividir o valor de direitos de imagem e diária de trabalho , com o intuito de pagar a hora extra apenas 10% em cima de 30% do cachê, em vez de 10% dos 100%.

  9. MARA disse:

    NOSSA, SE FIZEREM VALER A LEI E SER FISCALIZADA, VAI SER OTIMO, PORQUE ESSA ROBALHEIRA QUE TEM DAS AGENCIAS EM CIMA DAS MODELOS SAO BEM ANTIGAS
    TENHO FILHAS MODELOS E SEI BEM COMO É ISSO

  10. Carol disse:

    Comece mandando essa tabela de valores para os clientes, o que eles pagam não nem um terço desses valores

  11. Thiago Lopes Silveira disse:

    Liguei no sated para denunciar um cachê teste na semana passada…não fizeram nada. Isso aconteceu em São Paulo Capital…quero acreditar…fica muito difícil assim.

  12. Thiago Lopes Silveira disse:

    Inclusive enviei um e-mail para a nova presidente do Sated. Recebi um descaso. Os atores no Brasil, quando não são conhecidos são tratados com descaso…muito descaso. Gostaria de um retorno, sério de preferência.

  13. Jose Eduardo disse:

    Só uma pergunta, uma vez que tratam dos direitos, existe algum documento que atribui deveres também?

  14. ÍTALA VIANA disse:

    ISSO É SÓ NA TABELA; difícil é seguir com esse mercado, onde as pessoas pagam para montagem e paga até para se trabalhar, acho que nem as grandes empresas nacionais tão pagando o que se vê. Aqui em natal v exemplo de ator ganhar 500 reas por gravação, a veiculação não se falou em pagamento algum.

  15. Maay disse:

    Do que adianta se só funciona no papel.

  16. Amauri disse:

    eu também , acho que ha muitas coisas podres por tras dessas coisas . foge muito da realidade de muitos , as vezes vc tem que fazer coisas que ninguem imagina , sei que coisas bonitas nao sao . A agências serias e a agência desonestas com tudooooo . muita gente feia querendo se achar modelo .

  17. Andre disse:

    Olha acho legal o ponto de vista de todos, respeito cada opnião, acredito que seria muito intessante se realmente se isso fosse tabelado no Brasil como um todo, capital ou interior, de norte a sul de leste a oeste.
    Ref. a esta tabela acredito que empresas grandes, multinacionais e etc possam pagar, agora e uma empresa que esta começando? empresas pequenas, …?
    Agora uma pergunta.
    E o que fazer com as/os modelos/promotores/atores … que tenta fechar direto com a empresa.
    Do mesmo jeito que se tem agencias e “agensias” tem profissionais e “proficionais”
    Tudo é questão de ética e bom senso!

    Abs a todos

  18. Andre disse:

    Quando as leis serao aplicadas rigorosamente em Sao Paulo. Os valores aplicados estao muito baixo da lei.

  19. Sandro Maciel disse:

    Onde estão os valores de teatro????? Ou realmente pensam que os atores vivem somente de TV???? Que absurdo!

  20. magno filho disse:

    o reconhecimento profissional nao deve ficar so papel….

  21. gerson disse:

    furada master blaster as imposições

    prefiro não entrar no mérito em questão

    mais a forma de abordagem esta sendo errada feito pelas “agencias grandes” e pelo sindicato

    enfim , agradeço pelo feito e pelas horas perdidas pela elaboração

    fizeram seu papel de sindicato

  22. Joao Vitor disse:

    Isso vai acabar com o mercado de modelos no Brasil … isso nao existe. As marcas vao utilizar modelos em outros lugares e tambem vai crescer o uso de fotos sem royalties. O mercado de publicidad ta ficando mas e mas complicado e agora os modelos metem essa? Piada. Vai estudar e arrumar emprego decente.

  23. zargon disse:

    As agências são asquerosamente corruptas ponto acabou. Não generalizo, mas a grandíssima maioria é PILANTRA, inclusive as grandes agências. Agora reclamam, pois vai ficar mais difícil roubar o ator!

  24. Wesley disse:

    Nossa! Mudaram até Minas Gerais para a região Centro Oeste… Corrijam a matéria.

  25. Tiago disse:

    Não vejo problema nenhum em pagar esses valores, mas tambem deve ser exigido PROFISSIONALISMO por grande parte dos modelos e figurantes, uma grande maioria entra no mercado com pouquíssimo ou nenhum preparo, e nesse aspecto é preferível fazer locações fora como disse o Alessandro acima, o custo beneficio é favorável.

  26. João Gabriel disse:

    Nova tabela aprovada! Esse Alessandro Guimarães que se manifestou contra é a última pessoa a ter crédito para escrever tal opinião. Ele é um suposto profissional que prostitui o mercado da moda, fazendo oferta da imagem de modelos por preços que jamais devem ser praticados. Uma exploração, literalmente exploração, fora o que já ouvi falar dele, que adora praticar determinados trabalhos além da área de moda, usa esse mercado como muleta para outros fins!

  27. Rafael disse:

    Já ouviram falar sobre oferta e demanda? Seria ótimo ter esses valores fixados, mas a coisa não vai funcionar assim… Pensem, ao final, ao contrário do que as pessoas pensam, pra ser modelo, é preciso muito mais que um corpinho/rostinho bonito, tem que ter inteligência e personalidade, então deixem de ser hipócritas e sejam realistas. INFELIZMENTE o Alessandro falou uma verdade, que é horrível de tragar, mas ainda faz parte do cenário brasileiro. Grandes marcas pagam muito, porém pagam modelos já famosos(as)… No teatro a mesma coisa, atores famosos e/ou globais ganham mais… É a lei do raciocínio! Se alguém oferece pouco, você pode não aceitar, mas tem gente que está começando e aceita… Como o mercado para começar e crescer é fraco aqui dentro do Brasil, as pechinchas vão continuar tendo espaço, profissionais que começaram mas nem por isso são ruin vão continuar sucumbindo. Não há um estímulo por parte do governo e nem uma sustentabilidade por parte das próprias agências, toda modelo que se preze sabe que se quer dar certo TEM QUE VIAJAR! Se isso é assim, como vocês acham que colocando valores que estão fora da realidade vai ajudar no futuro artístico?

  28. Marcelo disse:

    Uma pergunta… já pensaram em estudar? Q tal parar de querer mamar nas tetas dos outros só pq nasceu bonitinho(a)? hahaha.
    Cada uma… quem tem que ganhar um valor similar a esses, são os professores… esses sim merece 10x mais que isso.
    Me desculpa, nada contra, e nenhum preconceito contra qualquer biotipo, porém viver da imagem e reclamar de salário num país onde um professor ganha uma merreca… é pra matar ter que ler.

  29. willian disse:

    Sempre haverá alguém disposto a fotografar/desfilar por R$ 200,00.

  30. Fábio disse:

    Em uma democracia é importante a organização de classes. Sempre haverá uma imposição de forças contrárias, onde cada grupo irá defender seus próprios interesses, até que um equilíbrio seja atingido. Enquanto as produtoras são bastante unidas e seguem diversas diretrizes da APRO, o mesmo não ocorre com os artistas. É bastante fácil conseguir profissionais que aceitam trabalhar por cachês bem inferiores aos citados na tabela (aliás, muito inferiores) o que enfraquece bastante a classe.
    Não concordo com as observações do Alessandro, pois devemos observar os cachês em uma perspectiva de custo-Brasil. Temos um dos maiores custos de vida do planeta e os baixos cachês atualmente pagos vem esmagando o poder aquisitivo dos atores e modelos.
    Contudo, o que acaba determinando o real valor, quando não se tem um sindicato forte que cause efetivos problemas e forcem o governo a atuar em caso de descumprimento, é puramente o mercado, e aí vale a regra oferta X procura. O excesso de oferta diminui o preço. No caso, o excesso de profissionais que aceitam trabalhar por valores menores acarreta a diminuição dos cachês.
    A única maneira de reverter o quadro é uma união sólida dos artistas e modelos, que certamente acarretará um “tempo de seca” e representará grandes dificuldades para os profissionais por um tempo, mas é o preço a se pagar pela valorização da classe.
    Infelizmente, não creio que isso vá ocorrer, como observo já há mais de 15 anos.

  31. duda ferreira disse:

    Para alguns jobs como ecommerce e showroom, percebe-se que o cachê subiu muito.. e sao trabalhos em que o cliente nao consegue modelos fora da area em que está o seu produto.. acho muito justo, porem vejo que vai dificultar para os clientes.

  32. Léo disse:

    Geografia passou longe pra quem fez essas tabelas ai neh?? Minas Gerais É sudeste não Centro Oeste.

  33. annypraddo disse:

    Adorei ver o envolvimento de todos e as informações ,acho fundamental isto acontecer pra permanecer o profissionalismo acima de qualquer amadorismo.

Deixe um Comentário