Caixa Cultural SP acaba de inaugurar a mostra gratuita “A Magia de Miró”

Miró elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. Em suas criações, experimentou inúmeras possibilidades de formas e de cores, compondo um mundo próprio, de sonhos e de magia. Um convite para esse universo onírico é que sugere a exposição A Magia de Miró, desenhos e gravuras, que a Caixa Cultural São Paulo apresenta até o dia 20 de abril.

A mostra é gratuita e tem curadoria de Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris. A exposição possui 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em P&B de Miró registradas por Melgar. Inédita no Brasil, A Magia de Miró já foi realizada em prestigiadas galerias de arte e museus da Europa, América e Oceania.

miró

A mostra revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo de Miró, alguns dos desenhos em exposição são esboços ou notas, que refletem o universo onírico levado à perfeição em suas obras públicas. São obras únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de vida do artista.

As ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962-1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento.

Após a temporada em São Paulo, a exposição segue para Curitiba (20 de maio a 20 de julho), Rio de Janeiro (28 de julho a 28 de setembro), Recife (7 de outubro a 7 de dezembro) e Salvador (16 de dezembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015).

 

Serviço:

A Magia de Miró, desenhos e gravuras
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro, tel. 3321-4400
De terça a domingo, das 9h às 19h
Até 20 de abril
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>