Museu Afro Brasil inaugura exposição nascida de intercâmbio entre São Paulo e Japão

Artistas contemporâneos japoneses e brasileiros compõem a exposição Entre Dois Mundos – Arte Contemporânea Japão-Brasil, com curadoria de Emanoel Araujo, a partir deste sábado (dia 22), no Museu Afro Brasil. A mostra nasceu de um intercâmbio cultural São Paulo-Tokyo, do departamento de pesquisas de pintura japonesa da Universidade de Arte Musashino, que promove exposições, residências artísticas e workshops, em que os artistas trazem a arte tradicional para o mundo contemporâneo.

museuEste programa foi escolhido para ser o projeto internacional de intercâmbio da Universidade de Arte Musashino (Kodaira City, Tokyo), que abrange estudos de Pintura Japonesa, Escultura, Pintura a Óleo, Design de Comunicações Visuais, Fashion, Desenho Industrial, Decoração, Craft Design (trabalhos em madeira, metal, cerâmica, têxtil e vidro).

Procurado pelo artista Futoshi Yoshizawa, ex-aluno da Universidade de Musashino, o Ateliê Fidalga acolheu o projeto. Em seguida, o curador e escultor Emanoel Araujo aceitou realizar uma mostra de artistas contemporâneos dos dois países, no Museu Afro Brasil.

Organizado por Sandra Cinto e Albano Afonso, em São Paulo, o Ateliê recebe cinco artistas japoneses para residência de um mês. A exposição reúne 12 brasileiros, seis nikkeis e 13 japoneses. “No nosso ateliê, por semana, temos 60 jovens que frequentam quatro grupos de 15 artistas. Não consideramos uma aula ou um curso. É um encontro”, diz Sandra Cinto.

“Na escolha dos artistas brasileiros, pensamos na obra e como ela poderia dialogar com a tradição e a cultura japonesas, de uma maneira muito aberta, nada literal. Quando os artistas começaram a mandar as imagens das obras, vimos que os trabalhos são muito monocromáticos e têm uma harmonia”, acrescenta Sandra.

museua

Serviço: 

A Arte Entre Dois Mundos – Contemporânea Japão-Brasil
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
De terça a domingo, das 10h às 17h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>