10 animações para assistir online

Por Everson Bertucci e Daniela Oliveira

Cena de Vida Maria (Reprodução)

Cena de Vida Maria (Reprodução)

Se você gosta de ver boas animações, principalmente sem ter que pagar por isso, prepare-se para assistir online uma seleção de 10 bons filmes.

Preparamos uma lista que vai fazer você experimentar várias sensações. Para iniciar a maratona: Vida Maria, curta de Márcio Ramos que conta a história da pequena Maria José, de apenas 5 anos, que é levada a largar os estudos para ajudar sua mãe nos afazeres domésticos, no sertão nordestino.

Curta a página do Gira SP no Facebook!

De forma mais leve, porém não menos delicada, a animação Out of Sight acompanha um fragmento de vida de uma menina que passeia com seu cachorro e tem sua bolsa roubada. Com isso, o você vai descobrir quem é essa menina e como ela enxerga o mundo ao seu redor. Uma preciosidade!

Para os que gostam das tramas francesas: French Roast, de Fabrice O. Joubert, filme que apresenta a história de um senhor que está num café e se depara com um mendigo pedindo esmola. Ele faz tudo para “não ver” o pedinte. Após a saída do mendigo, o homem tem a intenção de sair do estabelecimento e quando vai pagar o que consumiu, se dá conta que está sem a carteira.

Sabe quando você assiste um filme, lê uma poesia, ou algo do gênero e aquilo te toca de uma forma tão expressiva e ao mesmo tempo impossível de explicar? É o caso de Invenção do Amor, escrita e dirigida por Andrey Shushkov. Uma mistura de beleza, alegria, tristeza e outros elementos que deixa uma sensação boa!

Há também o trabalho do diretor Po Chou Chi: The Lighthouse, que sem o uso de palavras aborda com delicadeza a relação entre pai e filho de forma sutil e simbólica.

Também de Po Chou Chi, A Gaveta da Memória teve reconhecimento em países como Alemanha, Japão, Estados Unidos e França. São apenas seis minutos.

Baseado na obra do escritor português José Saramago, a animação A Maior Flor do Mundo chama a atenção por ser singelo e delicado ao contar a história sobre a relação de uma criança com a descoberta do mundo à sua volta.

Singelo e inteligente, o brasileiro Dona Cristina Perdeu a Memória, de Ana Luiza Azevedo, traz a história de Antônio, de 8 anos, que descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre sua vida. Eles passam a se encontrar todos os dias e nesses encontros, Dona Cristina acredita que o menino pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.

Em A Morning Stroll (Um Passeio Matinal), animação de Grant Orchard, é possível acompanhar a trajetória de um homem que ao caminhar pela rua de uma cidade se depara com uma galinha. A mesma cena pode ser conferida em três épocas distintas: em 1959, 2009 e 2059.

Para terminar, você vai precisar de mais tempo, pois fecho com o longa A Pequena Loja dos Suicídios, de Patrice Leconte. Em uma cidade triste e depressiva, as pessoas não tem mais passatempos, e o comércio mais lucrativo é uma loja com produtos para suicídio. São cordas, venenos e outros instrumentos para ajudar cada cidadão a encurtar sua vida. O único problema é quando a proprietária da loja engravida e dá à luz a um filho alegre, repleto de vida. Grandes problemas esperam estes pobres comerciantes.

Curta a página do Gira SP no Facebook!

Veja também!...

13 Comentário

  1. SILVÂNIA KARLA DE FARIAS LIMA disse:

    PARA VER, REVER,
    SINGELO, COM LINGUAGEM POÉTICA, CRIATIVA NOS TRANSPORTA PARA TEMAS UNIVERSAIS.
    RESGATA EM NÓS DILEMAS HUMANOS VISTO DE FORMA INFANTIL SOB O OLHAR DA CRIANÇA QUE EM NÓS EXISTE. USO DE LINGUAGEM DE DESENHOS INFANTIS COM O PRIMOR DE QUALIDADE ARTÍSTICA.

  2. Aurea Maciel De Oliveira disse:

    Muito bons!

  3. mari miranda costa disse:

    Emocionantes,são para ver com o coração.

  4. paulo ferraz alves disse:

    Solicito que estes videos sejam enviados pelo MEC para as escolas publicas de todo Brasil, haja vista, serem rico em atitudes reflexivas do cotidiano. Fica a dica,

  5. Solange Barbosa de Alencar disse:

    Muito lindo!

  6. ADELIA AZEVEDO disse:

    Excelente!OFERECE PROFUNDAS REFLEXÕES.
    Bom material pedagògico para professores e alunos.
    Saudações!

  7. Carlos Gonçalves da Silva disse:

    É a burrice da cultura gerando cultura da burrice.

  8. Silvia Messias disse:

    Pena que em Niterói. não tem projetos como esses . Um grande abraço .
    .

  9. Silma Battezzati disse:

    Adorei. Parabéns!

  10. Carolina Yamin Stein disse:

    Inusitado, marcante ! Adorei

  11. Eli Nicolau disse:

    Muito bom. Fez eu chorar e relembrar tudo que presenciei quando criança em meu sertão e ainda mais agora ao ver que no Nordeste (principalmente o Ceará de Itapiúna a Quixadá), ainda nada mudou pois tem mães que não sabem sequer sua idade e os filhos continuam na mesma labuta….mas no período eleitoral, não sei como essas pessoas conseguem votar se não assinam o próprio nome? mas na árvore em frente à sua casa tem uma faixa de um tal deputado……????? que levou o título e……

  12. Laudicéia Ferreira Bitencourt disse:

    Parabéns! pela escolha do material apresentado. Ótimo para ver e refletir sobre eles.

  1. 9 de abril de 2014

    […] Para assistir a outros 10 filmes, clique AQUI. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>