Artista peruana sofre abuso de poder na rua 25 de março

Tania Mujica (Divulgação)

Tania Mujica (Divulgação)

Quem passou pela rua 25 de março nos últimos meses com certeza pode conhecer o trabalho da peruana Tania Mujica. A artista se apresenta suspensa no ar com seu personagem Anjo Barroco, que encanta quem passa pela famosa rua paulistana.

O problema é que Tania está sofrendo abusos de poder e vem usando o Facebook para manisfestar sua luta e sofrimento.

Confira o texto da artista em sua rede social:

“E como tinha pressentido HOJE REALMENTE NÃO FOI FÁCIL!!!!!!… Foi muito tempo ouvindo ameaças de apreenderem meu material artístico de trabalho, todas vindas de seguranças, muitos policiais e de Claudia, a secretaria da associação dos lojistas da 25 de Março , esta ultima, argumentou que o dono da loja Maluli, localizada na 717 da rua 25 de Março “nao quer que artistas apresentemos la” e que ele tem influencias e que ele não deixará que ninguem apresente lá …. Cada umas das palavras dos seguranças, policias e a secretaria foi gravado como registro preventivo ante esses abusos que vem acontecendo e poderemos usa-los para nossa defensa. Mas o momento mais critico deste conflito foi quando 5 policias me rodearam falando sem nenhuma justificativa que deveria guardar minhas coisas e ir junto a eles na delegacia , ao resistir, 3 caras de camisetas brancas ( que nao faço a minima ideia de quem sejam pois ao pedir para eles algum distintivo ou mandato eles falaram que deixaram no escritorio) começaram a pegar nas nossas coisas para leva-las> Esse momento foi de muita tristeza mas ao mesmo tempo de esperança pois percebí que nao estava sozinha, Endy Endynha , Sula Assunção , João Victor E A VOZ DE INDIGNAÇÃO DE TODOS OS CIDADÃES que por ali passavam estavam junto comigo!!!! e se não fosse por que Celso Reeks veio com todo o conhecimento que ele possui sobre a lei e os direitos dos artistas de rua eles realmente teriam nos levado na delegacia e apreendido nosso material!!!! Consegui apresentar apenas 30 minutos ,,, pois as ameaças deles ganharam ao intencionalmente interpretarem de forma errada à lei que foi criada para nos proteger, usado a mesma em nossa contra…. Agradeço com a minha maior gratidão o apoio de Celso. Convolo aos artistas a não permitirmos os abusos cometidos pelos policiias, seguranças e lojistas, precisamos estar juntos nestes momentos. E faço um apelo à comunidade para nos apoiar caso precisemos fazer um manifesto e/ou abaixo assinado..Conto com cada um de voces!!!!! Tania Mujica”

tania mujica

Veja também!...

14 Comentário

  1. marcos disse:

    alguem ja mostrou pra ela o que é uma faixa de seguranca? alguem ja disse pra ela que calçada é feita para livre circulação de pedestres? entao ta dito!

    • Marcelo disse:

      Marcos: ignorante, frustrado, sem respeito. Que dó de você, ser sem luz!

    • João Marinho disse:

      Sua voz não tem nenhum respaldo, sua ignorância insisiste em viver, mas, você seguirá sempre assim sem nenhum significado, sem nenhuma importãncia, sem luz e sem encontrar o que tanto procura! Está no caminho errado…e seguindo por ele acabarás como sempres fostes um “NINGUÉM” – Um ser desprezível e eternamente frustrado! Lamento por quem vive ao teu redor!

    • antony disse:

      Você é um pau no cu babaca, marcos viado, voce sabe o que é faixa mas nao deve parar e nem atravessar sobre ela, seu fdp

    • anaC disse:

      Se a questão fosse o espaço, os guardas e comerciantes teriam orientado sobre o lugar adequado e não ameaçado com prender.

    • ramon disse:

      Alguém já mostrou pra vc o que é cultura??? não né…Volta pra escola e vai estudar porra!!!

    • Rafael disse:

      Exatamente, você está certo, veja o que diz o art 5° inciso XV da Constituição Federal:

      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

      XV – e livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens

      Então alguém tem que dizer sim, mas para esses policiais vagabundos que qualquer pessoa tem a liberdade de ir, vir e permanecer onde quiser. Ela não estava atrapalhando a liberdade de mais ninguém. Alguém teria sim que ir à delegacia e abrir queixa contra a polícia, contra os homens não identificados.

  2. Sandro disse:

    Marcos antes de dizer MERDA, saiba que existe a lei 15.776, DE 29 DE MAIO DE 2013. Você é tão ignorante quanto esses policiais.

  3. Fábio disse:

    Todo artista tem o direito de se manisfestar, mas infelizmente alguns desses artistas de rua extrapolam na utilização do espaço impedindo a livre passagem se posicionando no meio do caminho, o bom senso falta a todos tanto para o comerciante quanto para a artista que faz uso uma estrutura, o que na Lei pede uma autorização, infelizmente não esta especificado a proporção de espaço que pode ser utilizada, a lei existe mas dá margem pra ambos os lados interpretarem da maneira que quiserem.

  4. marcos disse:

    isso ai sanTo… vc sim q é esperto! parabéns!

  5. Santos disse:

    O tal do pequeno burguês é burro demais

  6. sandra disse:

    nossa…estou indignada… a lei 15.776, DE 29 DE MAIO DE 2013, esta ai, regulamenta as apresentações dos artistas de rua , mas… muitas pessoas preferem se manter na total ignorância e cometem abusos como este que esta acontecendo com esta artista tão talentosa , sensível e acima de tudo profissional , sabe o que faz e sabe dos seus direitos , é lamentável o que esta acontecendo…

  7. Niva Costa disse:

    prender peixe pequeno é fácil; quero ver prender tubarões e baleias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>