Galeria Vila Nova inaugura exposição de Virgilio Neves

expos

A mostra pode ser conferida até o dia 26 de abril

Nesta quarta-feira (dia 12), às 19h, a Galeria Vila Nova inaugura a exposição Hipnoses, do artista plástico Virgilio Neves, com curadoria de Bianca Boeckel. Em sua primeira individual, a mostra é composta por 12 pinturas desconstruídas através de inúmeras linhas feitas com caneta permanente, reconfigurando, recompondo e revitalizando as formas e cores pela força do desenho sobre as camadas de tinta.

Inspirado por um fragmento de cerâmica do século 17 encontrado em uma praia de Pernambuco, Virgilio decidiu construir uma metáfora nas suas telas, fragmentando as imagens. Com formas sinuosas e orgânicas, as quais, segundo o artista, criam um processo hipnótico tanto para ele que as cria, quanto para quem as observa. A técnica que mistura pintura em acrílica sobre tela com desenhos em caneta permanente, propõe uma nova linguagem pictórica. Não há intenção de gerar uma disputa entre linguagens e sim de criar uma sinergia entre as mesmas, através do controle absoluto das cores, das linhas e das formas.

O ponto de partida para esta série inédita foi marcado pelo encontro do artista com a peça histórica, em Pernambuco, o que o levou a uma reflexão profunda. De onde veio o pequeno pedaço de cerâmica? De qual objeto ele fazia parte? E o mais importante: qual era o recado que este sincronismo entre dois tempos distintos estava trazendo? A partir disso, Virgilio trouxe esses questionamentos ao seu trabalho: “Cada momento da minha produção é como um fragmento que se encaixa com o seguinte. A composição total, que dará origem ao todo, poderá ser conhecida um dia, mas enquanto isso não acontece, eu tento me aprofundar cada vez mais na experiência da busca pelo próximo fragmento da minha poética visual”, conclui.

 

Serviço:

Virgilio Neves – Hipnoses
Galeria Vila Nova
Rua Domingos Leme, 73, Vila Nova Conceição, tel. (11) 2691-1190
De 13 de março a 26 de abril
De terça a sábado, das 12 às 18h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>