Chef cria cardápio de petiscos inspirado na paixão dos brasileiros

Inspirada na paixão que comida e futebol despertam nas pessoas, a chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, foi literalmente a campo para descobrir o que o torcedor brasileiro come em torno dos seus estádios. Desde fevereiro, a chef vem realizando expedições nas 12 cidades sede do Mundial. Barraquinhas, pequenos restaurantes, os próprios locais que vendem comida dentro dos estádios e até casas de família, que em dia de jogos servem refeições, foram alvo da pesquisa.

Essa curiosa investigação revelou a riqueza da gastronomia ao redor dos campos de futebol brasileiros, cujo resultado poderá ser conferido no programa Fominha, no canal GNT. A atração será apresentada, a partir de abril pela chef e dirigida pela publicitária e jornalista Patricia Travassos, proprietária da Prosa Press, produtora que desde 2012 dedica-se a produzir conteúdo voltado para o desenvolvimento de projetos de séries de TV e documentários.

A pesquisa também rendeu a criação de três cardápios de petiscos harmonizados com caipirinhas, servidos em três etapas no restaurante. O primeiro, em cartaz de 15 de abril a 11 de maio, homenageia as cidades de Fortaleza, Recife, Salvador e São Paulo. As novidades poderão ser saboreadas como entrada ou no Menu degustação, servido com caipirinha.

As imersões da chef pelo Recife revelaram que apesar da cidade se localizar no litoral, os peixes e frutos do mar não estão presentes na comida dos estádios da região. Na Ilha do Retiro, a bola da vez são os espetinhos de sabores variados, entre eles o de moela, que nesse menu a chef transformou em um cachorro quente.

brasil

E guiada por suas descobertas pelos campos de futebol da capital cearense, Ana Luiza criou a Coxinha de macaxeira recheada de charque e jerimum, acompanhada da panelinha de tripa. Para acompanhar, a caipirinha de tamarindo e seriguela, frutas bastante encontradas nessas duas cidades.

E na Bahia, o acarajé prevalece entre os itens a serem degustados dentro e fora dos estádios, servido em porções generosas com vatapá, camarão seco, vinagrete e pimenta. Já pelas bandas da Mooca, reduto dos italianos que vivem na capital paulista, o Cannolli recheado tem a preferência dos torcedores, assim como o pastel e o pernil, guloseimas tradicionais encontradas no entorno dos campos de futebol de São Paulo. Para essas escalações de petiscos, a caipirinha servida é de limão com pimenta, que representam as cidades homenageadas.

 

Serviço:

Brasil a Gosto
R. Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulistano. Tel. (11) 3086-3565

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>