Casa das Rosas abre inscrições para 4 oficinas gratuitas de poesia

escritoresA partir do dia 15 de abril, a Casa das Rosas abre inscrições para oficinas para quem quer aprender mais sobre poesia. As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Recepção da instituição, lembrando que haverá certificado digital de participação para aqueles que tiverem 75% de frequência.

Confira a programação:

Oficina de Oralidade Poética – Sábados, 10, 24 e 31 de maio e 7, 14 e 21 de junho, das 14h às 16h
O poeta e declamador Marco Pezão põe sua grande experiência e talento na poesia falada à disposição daqueles que querem aprender a arte de declamar um poema. Marco Pezão é curador do Sarau A Plenos Pulmões, é autor do livro Nóis é ponte e atravessa qualquer rio.

Poesia em Cena – Um exercício poético para atores e interessados no teatro e na poesia – Sábados, 3, 10, 24 e 31 de maio às 10h
A discussão sobre as fronteiras entre teatro e poesia é antiga e conheceu diversos extremos: ora a favor da arte da palavra, ora da arte da representação. A oficina – sob orientação de Helder Mariani – busca conferir outra tônica para o debate, promovendo o encontro entre a poesia e o teatro por meio da encenação de poemas, sem o uso da forma clássica da declamação. Os participantes poderão pesquisar uma linguagem cênica que revele diferentes modos de visualizar os poemas propostos com base nos sentimentos e imagens que eles despertam em cada um.

Helder Mariani tornou-se mestre em Filosofia estudando o tema “A Verdade-Mentira do Ator”. No teatro atua como ator, encenador e dramaturgo. Entre seus vários trabalhos na Casa das Rosas coordenou o projeto Poeta em Cena, e neste ano encenou no museu as peças Theresinha e A Lucidez Alucina.

Circular o Poema Circular – Terças-feiras, 6, 13, 20 e 27 de maio, 19h30
Oficina de criação realizada pelo artista plástico Renato Gonda, em poesia visual com ênfase nos poemas em círculo, na linguagem contínua e no texto in(finito), onde início e fim se-com-fundem-se, se-oroborando-se. O arquétipo do círculo e sua relação com o Homem e a Arte, além de rápido panorama da poesia visual brasileira. Renato Gonda é poeta, artista plástico e designer, e doutor em tradução intersemiótica Palavra/Imagem pela USP.

Jardim Alheio – Ciclo de Crítica com autores consagrados ao vivo – Terças-feiras, 6, 13, 20 e 27 de maio às 19h30
O convidado do mês será o escritor Cristovão Tezza, que conversará sobre sua obra, com foco no livro O filho eterno. Frederico Barbosa, poeta e diretor da Casa das Rosas, participará deste ciclo com uma aula sobre romance. Cristovão Tezza, doutor em Literatura Brasileira, é professor na UFPR. Em 2008, com O filho eterno, recebeu os prêmios Jabuti, Portugal-Telecom, São Paulo de Literatura e Zaffari-Bourbon, entre outros.

Conheça e curta a página do Gira SP no Facebook!

Serviço:

Oficinas de poesia
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 (Metrô Brigadeiro)
Inscrições a partir de 15 de abril
De terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>