Teatro de Narradores estreia peças gratuitas sobre golpe militar

Em um momento em que os 50 anos do Golpe militar de 1964 é uma das principais pautas no país e parte da sociedade brasileira reflete sobre o que aconteceu, o Teatro de Narradores propõe uma dupla reflexão sobre as consequências deste ato. O grupo estreia dois espetáculos sobre o tema: Ensaio Sobre o Sim e o Não (sextas-feiras, às 21h) e Retrato Calado Primeira Parte Cena Primitiva (sábados, às 21h e domingos às 19h).

Ambos estarão em cartaz no Teatro João Caetano com ingressos gratuitos. As temporadas terminam respectivamente nos dias 25 e 27 de abril. A iniciativa é uma ação integrada ao projeto Corifeus realizado com aporte do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. A concepção, espaço cênico, dramaturgia e direção geral são de José Fernando de Azevedo. 

narradores

Ensaio Sobre o Sim e o Não foi criado a partir das peças didáticas de Brecht, “Aquele que diz Sim” e “Aquele que diz não”, uma reflexão sobre o sentido do sacrifício na ação militante e suas consequências históricas. A trama traz um professor e um grupo de alunos que saem em busca de remédios – na primeira versão, para salvar uma cidade atingida por uma epidemia, na segunda como uma expedição de pesquisa.  Um garoto decide tomar parte na expedição, tomando a meio caminho e colocando em risco a missão. O costume diz que aquele que coloca em risco o coletivo deve ser sacrificado.

Em Retrato Calado Primeira Parte Cena Primitiva o tema discutido é a tortura, a partir do livro de Luiz Roberto Salinas Fortes, militante político que descreve duas prisões sofridas em 1970, na OBAN (centro de informações e investigações montado pelo Exército do Brasil em 1969) e, depois, no DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), onde foi torturado.

A encenação busca a compreensão das forças em jogo e do quanto, de maneira desproporcional, a luta política no Brasil durante a ditadura ganhou seus contornos trágicos, apesar do esquecimento institucional que define a fisionomia atual deste país. Os atores em cena assumem perspectivas distintas sobre o material, produzindo novos depoimentos: suas vozes dando corpo a uma fala.

Curta a página do Gira SP no Facebook!

narradoress

Serviço:

Teatro de Narradores
Teatro João Caetano
R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, tel. 5549-1744

Ensaio Sobre o Sim e o Não
Sextas, às 21h
Até 25 de abril
Grátis

Retrato Calado Primeira Parte Cena Primitiva
Sábados, às 21h; domingos, às 19h
Até 27 de abril
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>