Você conhece a dança moderna? Saiba onde se matricular

dança

O curso de Dança Moderna/Contemporânea do Espaço Escola Arena de Artes traz como proposta a dança como um meio de organização do corpo e, ao mesmo tempo, uma concepção artística e política.

A aula é desenvolvida a partir dos princípios da técnica desenvolvida pela coreógrafa americana Martha Graham, um dos grandes nomes da história da dança e uma das maiores inspirações para que John Martin, crítico americano, reconhecendo uma nova forma de composição cênica, denominando o novo momento da dança como: dança moderna.

O contexto de Marta Graham é a “grande depressão mundial” de 1930, onde a miséria e a ausência de esperança tomava conta do mundo. A técnica desenvolvida por ela não poderia estar separada das condições políticas e sociais em que estava inserida. Então, o que emerge disso é uma nova maneira de compreender o corpo e a dança como uma forma de expressão de sentimentos e emoções que regiam o momento histórico.

A Arena de Artes oferece aos alunos um curso que trabalha os fundamentos da técnica de Marta Graham, mas mescla com outras possibilidades técnicas da contemporaneidade. A amplitude da consciência corporal se transforma em um dos principais parâmetros e é justamente o que permite aos alunos um desenvolvimento técnico que seja, ao mesmo tempo, cognitivo, cultural, muscular, enfim, que compreende o corpo como um todo.

dançasA elaboração e sistematização do movimento traz como tema a tensão entre opostos no corpo: equilíbrio e queda, contração e expansão; conceitos pensados para ampliar as possibilidades de movimento e expressividade corporal. E é no espaço entre essas tensões que acontece o movimento. O resultado não é a questão, mas, sim, o processo onde o corpo é transformado enquanto transforma.

Cada aula divide-se em três partes: solo, centro e diagonais. Os pés são descalços para sentir o contato essencial com o chão. Todos os exercícios no solo são preparações diretas para a posição em pé como também para elevações, quedas, giros e saltos.

Em todos os momentos da aula são trabalhados conceitos do movimento como espaço, tempo, peso, tônus e dinâmicas, a fim de instrumentalizar o corpo para a comunicação, abrangendo o aprimoramento técnico dentro de uma maneira mais criativa e contextualizada com nosso tempo, respeitando as individualidades, necessidades e especificidades corporais de cada aluno.

Outro fator muito relevante é a compreensão e o contato com o espaço. A aceleração que tem pautado a vida contemporânea, cada vez mais, torna rarefeita a relação com o espaço. A aula de dança moderna/contemporânea colabora para solidificar as formas de perceber o entorno, investindo, principalmente, em construir um corpo sensível ao seu entorno e aos outros. Assimilar os espaços é aproximar as diferenças em suas especificidades e construir novas relações.

Em tempos onde a digitalização toma conta da sociedade, encontrar modos de reativar no corpo percepções esquecidas é um diferencial de quem se preocupa em ampliar os horizontes da vida, buscando novas formas de socialização com o mundo.

 Agende uma aula experimental gratuita no Espaço Escola Arena de Artes com a professora Janaína Castro. É só ligar para (11) 3151-3936 ou mandar e-mail para contato@arenadeartes.com.br.

Serviço:

Espaço Escola Arena de Artes
R. Eng. Francisco Pitta Brito, 513, tel. 11 3151-3936 (Metrô e trem Santo Amaro)

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>