Theatro São Pedro apresenta a ópera “Ifigênia em Táuris”

O Theatro São Pedro procura fazer em suas temporadas um panorama da produção lírica mundial, com obras inéditas mescladas com obras-primas da história da música. A estreia que acontece em maio, em homenagem ao aniversário de nascimento do compositor alemão Christoph Willibald von Gluck (1714-1787), é um marco no desenvolvimento da ópera: trata-se de Ifigênia em Táuris, tragédia lírica em quatro atos com libreto de Nicolas-François Guillard.

A direção cênica é de Gustavo Tambascio e a direção musical e regência do maestro Alessandro Sangiorgi. O coro foi preparado por Teresa Longatto. As récitas acontecem nos dias 23, 28 e 30 de maio, às 20h; 25 de maio e 1º de junho, às 17h. As apresentações dos dias 30 de maio e 1 de junho terão recursos de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual (audiodescrição), pessoas com deficiência auditiva e surdez (legendas e interpretação em Libras).

ifigenia

Foto: Décio Figueiredo/Divulgação

A escolha dessa obra para a temporada do Theatro São Pedro integra a política de difusão da linguagem operística que visa atrair novos segmentos do público. O repertório apresentado ao longo do ano inclui obras inéditas e obras-primas consagradas, produções nacionais e estrangeiras em um repertório diversificado e dinâmico.

ifigeniaaA montagem traz no elenco cantores conceituados do cenário internacional operístico como a soprano argentina Monica Ferracani, no papel principal Ifigênia, e Luciano Garay, barítono argentino que fará Orestes. Também participam brasileiros como Licio Bruno, baixo-barítono no papel do rei de Táuris, Thoas, e Luciana Bueno, mezzo-soprano que interpretará Diana. Ambos já atuaram, com sucesso, em montagens no São Pedro.

Outra peculiaridade dessa releitura da obra de Gluck são os recursos adotados para o cenário. Diversos elementos metalinguísticos, que unem modernidade às figuras mitológicas, referências que compõem um ambiente único. O objetivo é mostrar que a obra é atemporal, e que a linguagem da música lírica está viva, um verdadeiro convite ao público a participar da narrativa e se surpreender.

 

Serviço:

Ifigênia em Táuris
Theatro São Pedro
Rua Dr. Albuquerque Lins, 207, tel. 11 3667-0499
Dias 23, 28 e 30 de maio, às 20h
Dias 25 de maio e 1 de junho, às 17h
De R$ 20 a R$ 60.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>