Projeto usa a gastronomia para instigar o debate sobre racismo e emancipação

Neste sábado (dia 21), a Oficina Cultural Oswald de Andrade promove mais uma edição do projeto Experimentação Gastronômica: Doris Criolla, de Amilcar Packer. O encontro acontece às 13h, no Restaurante La Llatja, com entrada gratuita. O projeto artístico de Packer que une gastronomia, política e antropologia, é uma parceria entre a Oficina Cultural Oswald de Andrade e a Casa do Povo.

“Doris Criolla” é um projeto do artista chileno radicado no Brasil, Amilcar Packer, que consiste em almoços ou jantares com pratos baseados em receitas da cozinha crioula e que servem de gatilho para mediar conversas sobre alimentação, história e geopolítica.

Divulgação

Divulgação

Este 3º encontro conta com a participação de Amálio Pinheiro, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e autor de “O meio é a mestiçagem” (Estação das Letras e Cores, 2009). Os convites devem ser retirados com meia hora de antecedência na recepção do espaço.

Para a realização do projeto, Packer se baseou na pesquisa da etimologia das palavras “crioulo”, “criollo” (espanhol), “créole”(francês) suas derivações e usos históricos, aliando a isso uma experimentação gastronômica, para relacionar às implicações desses termos enquanto ferramentas para pensar a complexidade de processos políticos, sociais e culturais.

O projeto parte da compreensão do contexto patriarcal, racista e escravagista em que surgiram tais palavras, e também do entendimento dos desdobramentos de seus usos, como um fenômeno de emancipação, apropriação, invenção e empoderamento, presente nas diversas línguas e cozinhas crioulas.

 

Serviço:

Experimentação Gastronômica: Doris Criolla, de Amilcar Packer
Restaurante La Llatja
Alameda Cleveland, 689, Bom Retiro
Dia 21 de junho, a partir das 13h
Grátis

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>