Sesc Belenzinho promove oficina gratuita sobre o universo dostoievskiano

Ôåäîð Ìèõàéëîâè÷ ÄîñòîåâñêèéNo dia 1 de julho, o Sesc Belenzinho receberá inscrições para a oficina gratuita Dostoiévski, o Socialismo e o Cristianismo, sob orientação de Flávio Ricardo Vassoler. O curso será ministrado às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, entre os dias 15 de julho e 19 de agosto. São 20 vagas.

O curso tem por objetivo estabelecer uma discussão entre os dois núcleos fundamentais da obra dostoievskiana: o socialismo e o cristianismo. O escritor russo sempre refletiu sobre as aporias da intelligentsia revolucionária que propugnava pelo Éden terrestre – o Paraíso aqui e agora – sem que as noções de eternidade e transcendência fizessem parte da Utópolis socialista. Serão reconstituídos os momentos da crítica dostoievskiana ao socialismo para se reencontrar a tese materialista e a antítese cristã como os momentos de estruturação de uma possível filosofia dialética da história – a revolução social e espiritual como a trajetória da cicatrização do espírito.

Flávio Ricardo Vassoler é escritor e professor universitário. Mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo – USP, é autor de O Evangelho segundo Talião (Editora nVersos) e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade (Editora Intermeios). Todas as segundas-feiras, às 19h, apresenta, ao vivo, o Espaço Heráclito, um programa de debates políticos, sociais, artísticos e filosóficos com o espírito da contradição entre as mais variadas teses e antíteses.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no dia 1 de julho, a partir das 14h, no estacionamento do Sesc Belenzinho.

 

Serviço:

Oficina Dostoiévski, o Socialismo e o Cristianismo
Sesc Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000 (Metrô Belém)
Inscrições pessoalmente no dia 1 de julho, a partir das 14h, no estacionamento do Sesc Belenzinho
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>