Mostra de Cinema apresenta gratuitamente obra sobre Pina Bausch

A 5ª Mostra de Cinema/Vídeo de Dança na Rua acontece neste sábado (dia 5), às 20h, com a exibição do documentário Sonhos em Movimento, que tem direção de Anne Linsel e Rainer Hoffmann. A obra cinematográfica registra a remontagem da peça “Kontakthof” (pátio de encontros), criada pela coreógrafa Pina Bausch em 1978.

Considerado “ótimo” pelo crítico Fabio Cypriano do jornal Folha de S.Paulo, o filme, segundo o jornalista, tem como uma de suas principais qualidades a constatação de que “(…) Bausch tornou-se uma das principais figuras da arte no século 20, porque provou que é no corpo que se encarnam os sentimentos”.

Em 2000, Pina Bausch remontou a peça Kontakthof apenas com idosos acima de 65 anos e, oito anos depois, com adolescentes entre 14 e 18 anos. Em “Sonhos”, com os adolescentes, isso adquire ares de um rito de iniciação, já que poucos tiveram uma relação amorosa intensa ou exploraram a nudez do sexo oposto, por exemplo.

Mas a figura central do filme, além da própria Bausch, é Josephine Ann Endicott, que ensaia os adolescentes. Bailarina do elenco original e uma das principais figuras da companhia de Bausch, ela representa perfeitamente toda a obsessão da coreógrafa na encenação dos sentimentos humanos.

Cena de Sonhos Em Movimento

Cena de Sonhos Em Movimento

Serviço:

Mostra de Cinema e Vídeo de Dança na Rua
R. Sousa Lima, 300, Barra Funda
Dia 5 de julho, às 20h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>