Grupo Sobrevento faz temporada gratuita da peça Sala de Estar

Fragilidade humana. Esse foi o ponto de partida da pesquisa empreendida pelo Grupo Sobrevento nos anos de 2012 e 2013, que culminou no espetáculo Sala de Estar, que faz nova temporada – entre os dias 19 de julho e 31 de agosto – no Espaço Sobrevento, em São Paulo. A direção da montagem é de Luiz André Cherubini. No elenco, Sandra Vargas, Sueli Andrade, Roberta Nova Forjaz, Liana Yuri, Daniel Viana e Mauricio Santana.

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Em janeiro de 2012, a companhia criou núcleos de estudo para se debruçar sobre a dramaturgia no Teatro de Animação voltado ao público adulto, aprofundando-se na questão da fragilidade. A partir do mote escolhido, o grupo criou uma encenação que traz ao espectador cinco cenas, cinco estações cênicas onde são desenvolvidas histórias cujo estopim partiu de um segredo, uma confissão do ator.

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Cada intérprete, ainda na fase da pesquisa, foi instado a confessar um segredo, algo que, emocionalmente, fizesse diferença na trajetória de vida deles. Brotou, nesse momento, junto com o tom confessional, a fragilidade do ser humano. A partir da ótica de cada um dos atores, são compartilhados com o público, com delicadeza e singeleza, as lembranças e segredos – nem sempre verdadeiros – adormecidos em suas memórias.

Para o desenvolvimento da ideia, os atores se valem de objetos – gaveteiros, escrivaninhas, sofás, chapeleiros, bloquinhos, cartas – para, junto com a dramaturgia, dar corpo e voz à fragilidade de cada um dos personagens. Sala de Estar foi criado a partir das possibilidades e limitações do Teatro de Objetos, a vertente mais moderna do Teatro de Animação.

Essa técnica trabalha com objetos prontos, ready-mades, no lugar de bonecos, deslocando-os da sua função (mas sem transformar a sua natureza), para explorar uma dramaturgia que se vale de metáforas, símbolos e figuras de linguagem, em lugar da manipulação propriamente dita.

Para acompanhar a pesquisa desenvolvida, o Grupo Sobrevento convidou grandes nomes internacionais: Agnés Limbos, da La Gare Central, uma das mais importantes companhias de teatro da Europa, sediada na Bélgica e Antônio Catalano, ator italiano dos mais originais e interessantes da atualidade, fundador da Casa Degli Alfieri situada nas colinas de Monferrato, província de Asti, norte da Itália.

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Foto: Marco Aurelio Olimpio/Divulgação

Serviço:

Sala de Estar
Espaço Sobrevento
Rua Coronel Albino Bairão, 42, tel. (11) 4328-3589 (Metrô Bresser-Mooca)
De 19 de julho a 31 de agosto
Sábados e domingos, às 18h e 20h
80 minutos
Classificação: 16 anos
30 lugares
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>