Sesc Pinheiros promove Curso de HQ e Montagem de Fanzine

Entre os dias 8 de julho e 26 de agosto, o Sesc Pinheiros promove o Curso de HQ e Montagem de Fanzine, que será ministrado por Caeto, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30. O minicurso tem como foco as técnicas de desenho e arte final, diagramação e projeto gráfico para quadrinhos, que serão apresentadas por meio de encontros que abordarão o atual cenário do mundo das HQs, tendo como produto final a realização de um fanzine/revista desenvolvido pelos participantes. Não é necessária experiência anterior para participar. As vagas são limitadas.

Sobre o ministrante
Caetano Melo dos Santos (Caeto) estudou quadrinhos no Estúdio Pinheiros com o professor Domingos Takeshita. No mercado editorial desde 2000, trabalhou como ilustrador para as editoras BrinqueBoook (“Balada”, de Heloisa Prietro), Angra (“100 coisas”, de Fernando Bonassi), Salamandra (“Diário de Rua”, de Esmeralda Ortiz), FTD (Coleção Acasos, Entre Vida e Morte, de Fernando Bonassi e capa de “Paranóia, a Síndrome do Medo”) e Conrad (“Histórias Extraordinárias”, de Fernando Bonassi). Colaborou com as revistas Superinteressante, Trip , Jazz+ e + SOMA. Foi editor das revistas independentes de HQ Sociedade Radioativa e Glamour Popular, na qual publicou suas histórias em quadrinhos autobiográficas. Durante o ano de 2000 realizou oficinas de ilustração para divulgação do livro Balada, de Heloísa Prieto. Ministrou o curso “Histórias em Quadrinhos” nas Oficinas de Leitura como parte do projeto “Amigos da Escola”, em parceria com o Instituto Litteris. Em 2004 realizou a exposição “Tetris” na Galeria Exemplo e no mesmo ano foi palestrante do evento HQ-Quem?, do Sesc Santo André. No ano seguinte participou do “16º Salão de Arte da Praia Grande” e “Madmax Butantã”, na Galeria Casa da Lagartixa, em São Paulo. Em 2006 realizou oficina de “Fotonovela” e de “Fanzine Eletrônico” nas unidades Sesc Santos e Sesc Pompeia. Em 2007 participou da Virada Cultural Paulista em Presidente Prudente com pintura mural e fez pintura de HQ gigante no Sesc Pompeia. No mesmo ano participou da Oficina de Criação Literária promovida pela Editora Unesp e Universidade do Livro, orientando a parte de ilustração. Desenvolveu cartilha em formato de HQ para a campanha contra o uso do mercúrio patrocinada pela Organização Salud Sin Dano. Em março de 2008 fez parceria com o Coletivo Ninguém realizando painel e oficina no Sesc Pompeia. Em julho realizou painel de ímã interativo e ministrou oficina de HQ no Sesc Pinheiros, atuando também nos anos seguintes nas unidades de Ipiranga (projeto Murografia), Consolação (oficina Máscara na Tela e painel de Ímã Interativo), entre outras. Em 2010, Caeto publicou sua primeira graphic novel, “Memória de elefante”, pela editora Companhia das Letras e ilustrou o livro “Adeus mundo cruel”, de Balmaceda Parker, da editora Matrix. No ano seguinte ilustrou o livro “Primeiros Socorros”, de Drauzio Varella e Carlos Jardim (editora Claroenigma).

hq

Serviço:

Curso de HQ e Montagem de Fanzine
Sesc Pinheiros
R. Paes Leme, 195, tel. 11 3095-9400
Inscrições: R$ 30 (inteira), R$ 15 (usuário inscrito no Sesc). Não há outras taxas.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>