Ana Luiza Trajano apresenta pratos da culinária paranaense

Em suas viagens de pesquisa pelo sul do país, a chef encontrou na região paranaense uma comida acolhedora, que conforta, aquece e ainda mantém a tradição de reunir as famílias em volta da mesa. As receitas trazem a marca dos imigrantes de origem portuguesa, italiana, alemã, polonesa, africana, francesa, asiática e médio-oriental, misturada aos costumes dos indígenas.

Divulgação

Foto: Alexandre Schneider/Divulgação

Inspirada nessa rica e criativa diversidade gastronômica, Ana Luiza lança no próximo dia 12, no Brasil a gosto, o Menu Paraná. O Estado, com pouca faixa litorânea, se destaca pela atividade pecuária, motivo que elegeu a carne como ingrediente básico das receitas locais. Na região oeste, a carne suína é encontrada nos embutidos e na composição de pratos famosos como o leitão maturado, tema de uma das maiores festas gastronômicas, que reúne anualmente uma multidão no município de Goioerê.

brasil1

Foto: Alexandre Schneider/Divulgação

Prato icônico do litoral, o tradicional Barreado tem mais de 300 anos de história. Elaborada para alimentar os foliões caiçaras, que nas festas religiosas cantavam e dançavam o fandango, gênero musical e coreográfico herdado dos portugueses e espanhóis, a receita tem um valor especial na cultura regional. Sua denominação deve-se a maneira de preparo. Em uma panela de barro, fechada com um pirão de cinzas e farinha de mandioca para manter o vapor, a carne é cozida por mais de 17 horas.

Experiências e receitas garimpadas na terra roxa do interior, nas praias do litoral e na capital paranaense podem ser conferidas nesse menu, em cartaz nos próximos quatro meses. O cardápio em homenagem ao Paraná marca o 33º especial criado pela chef nestes oito anos e meio do restaurante.

Para abrir o apetite, o petisco sugerido é o pão com bolinho e maionese caseira. A entrada apresenta uma receita de nome curioso encontrada nos botecos de Curitiba, a Carne de Onça. Segundo os paranaenses, o prato preparado com carne moída crua, cebola picada e cheiro verde, leva esse nome pela fama do “bafo de onça” que deixa nos degustadores.

Divulgação

Foto: Alexandre Schneider/Divulgação

Para os pratos principais, a chef preparou duas opções: o Leitão à Pururuca, acompanhado de canjiquinha e conserva de tomate verde e repolho e o Barreado, servido com pirão e banana da terra cozida no vapor de cachaça. Para encerrar, o Folhado de doce de leite vem com compota de maçã verde e sorvete de nata e canela, coberto com farofa de amendoim.

Serviço:

Brasil a Gosto
R. Professor Azevedo Amaral, 70, tel. (11) 3086-3565, Jardim Paulistano.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>