Brunno Almeida Maia e Eduardo Laurino ministram palestra gratuita em São Paulo

“O que a literatura e a moda possuem em comum no processo de criação e na investigação do pensamento?”. A partir desta inquietação, o estilista Eduardo Laurino e o escritor e filósofo Brunno Almeida Maia, ministram no dia 13 de agosto (quarta-feira), das 19h30 às 22h, a palestra gratuita A literatura e a moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas, na unidade II (Prédio 7) da Escola São Paulo. Destinada a todos que desejam pensar e estudar a moda, para além das fronteiras disciplinares, o encontro inaugura a programação do segundo semestre da instituição paulistana.

Resultado das pesquisas de Almeida Maia sobre a história da moda, a partir do ponto de vista da literatura e da questão de gênero no ocidente, e a experiência teórica e prática de Eduardo Laurino em cursos sobre Laboratório de Criação no Senac SP e nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, o evento discorre sobre possibilidades da diversidade de narrativas e literalidades nos campos da moda, da filosofia, da sociologia e da literatura. Com linguagem híbrida e uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar com o ato de narrar e contar histórias no ocidente.

Para resgatar a tradição entre o pontilhado da agulha no tecido e da tinta de caneta no papel, os palestrantes passarão por um “guardarroupas” de escritores, filósofos e pensadores, que se debruçaram sobre a questão, como Virginia Woolf, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Walter Benjamin, Marcel Proust, Oscar Wilde, Marina Colasanti, Platão, Ovídio, Clarice Lispector, Roland Barthes, Charles Perrault, Charles Dickens, Peter Stallybrass, Homero, entre outros.

Conhecido pelas suas criações na arte da chapelaria, o estilista Eduardo Laurino conta que o objetivo da discussão é passar, também, por histórias de vidas, memórias das costureiras brasileiras e deslocar a ideia de que literatura é ofício de escritor e moda de estilista.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto AQUI ou pelo telefone (11) 3060-3636.

MODA

A entrada é gratuita (Foto: Divulgação)

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>