Oficinas Culturais oferecem bolsa para artistas-pesquisadores

escrita

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura acaba de lançar o chamamento público para a seleção de artistas-pesquisadores interessados em participar do Programa Mergulho Artístico: Bolsas de Investigação, a ser realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O objetivo é selecionar propostas de investigação e aprofundamento artístico por artistas-pesquisadores de artes visuais, dança, performance e teatro. Serão selecionados até oito projetos, sendo até dois de teatro, até dois de dança, até dois de performance e até dois de artes visuais. A duração do Programa será de quatro meses, entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, em datas a serem definidas pela direção da Poiesis.

Poderão participar desta seleção candidatos que possuam, no mínimo, três anos de atuação na área artística. Cada candidato poderá apresentar uma única proposta. As inscrições vão de 13 de agosto a 5 de setembro e deverão ser feitas pelo envio/entrega da Ficha de Inscrição disponível no site da POIESIS. Deverão constar as seguintes informações:

- Linguagem (Artes visuais, dança, performance ou teatro);
– Nome do Projeto;
– Apresentação (Relato do que se pretende realizar com o projeto, fundamentando o porquê da proposta e sua relevância);
– Desenvolvimento e cronograma (Indicar as etapas de desenvolvimento do projeto, incluindo as ações indicadas no item 6 – “Das contrapartidas” do chamamento público);

- Ficha técnica (informar neste item se, além do proponente, a pesquisa irá contar com a colaboração de outras pessoas, que devem participar na condição de apoiadores);

- Sinopse do projeto (5 linhas para divulgação);

- Currículo completo do artista-pesquisador e currículo resumido (5 linhas para divulgação);

- Portfólio, clipping (notícias e artigos em jornais, revistas, sites e outros veículos de comunicação), diplomas, certificados e outros materiais e documentos que comprovem pelo menos três anos de experiência do artista na área relativa à linguagem escolhida.

A Ficha de Inscrição, acompanhado do projeto e dos documentos e informações elencados deverão ser encaminhados para a Oficina Cultural Oswald de Andrade, em três vias, que poderão ser entregues pessoalmente (de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábado, das 10h às 17h) ou postadas pelo correio para: Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP, CEP 01123-001.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 3 mil brutos durante os quatro meses de participação no Programa, totalizando R$ 12 mil. A bolsa será paga por meio de depósito bancário, até o quinto dia útil de cada mês de permanência no Programa. A liberação da última parcela da bolsa fica condicionada à apresentação de relatório final das atividades até então desenvolvidas no curso do Programa.

O processo de seleção será conduzido por quatro comissões, uma para cada uma das linguagens (artes visuais, dança, performance e teatro). Cada comissão será constituída por um representante da Oficina Cultural Oswald de Andrade, um representante da POIESIS e um convidado, especialista na linguagem em questão.

O edital completo você encontra AQUI.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>