Conheça e saiba como ajudar o Projeto CineFusca

O CineFusca é um projeto multicultural criado na primeira semana de aulas do curso Formação em Cinema da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André. O que era para ser apenas a ‘venda e compra’ de um bilhete entre dois amigos para concorrer ao fusca Magnólia 1974 transformou-se em ações que envolveram todos os alunos, professores e coordenadores da instituição.

cinef

Para Agustin Carvalho, idealizador do projeto, o CineFusca tem como missão “explorar o potencial criativo da Turma 7 e gerar maior visibilidade para a ELCV”. Localizada no Parque Chácara Pignatari, em Santo André, a ELCV foi desalojada pela prefeitura, que a mantem, no primeiro semestre e reaberta após diversas manifestações, como as campanhas #ELCVLivre e #VoltaELCV. Situação semelhante ocorreu com a Escola Livre de Teatro. Para realizar o projeto, os alunos lançaram a ideia na plataforma Catarse para que o público possa apoiar a iniciativa. As três principais ações do projeto são:

cine

Equipe do projeto

Caravana CineFusca. Realizada entre Porto Alegre e Santo André, quatro alunos percorrerão cidades do interior do RS, SC, PR e SP, inclusive nas capitais, realizando oficinas relacionadas ao cinema, exibindo filmes e documentando a viagem.

Curta-metragem MAG 1974. Gravado em Santo André e Vila Paranapiacaba, o curta MAG 1974 terá o fusca Magnólia como um dos personagens principais. Todas as etapas serão realizadas por alunos da Turma 7, além de contar com participações especiais no elenco.

Festival CineFusca ELCV. No Parque Chácara Pignatari, o Festival terá uma retrospectiva da produção cinematográfica de todas as turmas e atividades, como Oficinas de Cinem, corridas, palestras sobre sustentabilidade e mobilidade urbana, além do lançamento simbólico de uma ciclovia entre a ELCV e a estação da CPTM Prefeito Saladino, trecho utilizado pelos alunos. O Festival marcará o retorno às aulas, em março de 2015, e promoverá uma aproximação com os moradores.

Para Lígia Jalantonio Hsu, coordenadora de produção, “o CineFusca tem sido uma grande viagem e vem para mostrar que é possível fazer cinema no Brasil porque vem para agregar, para difundir cultura e acima de tudo para transformar”.

Para colaborar com o projeto, clique AQUI.

cinefusca

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>