Galeria Raquel Arnaud recebe exposição de Julian Schnabel

arnaudEntre os dias 5 de setembro e 11 de outubro, a Galeria Raquel Arnaud, em parceria com o MASP e a galeria americana Gagosian, traz ao Brasil seis obras do artista e cineasta americano Julian Schnabel. A mostra, que ocorre paralelamente à retrospectiva organizada pelo MASP em setembro – “Julian Schnabel – Paintings 1998-2014”, apresenta ao público trabalhos que representam a contemporaneidade na produção do artista. Tratam-se de seis telas concebidas em grande formato e que traduzem parte do potencial de uma obra marcada, entre outros, pela constante diversidade de suportes, temas, e, nesse caso pictórico, materiais.

arnaud1Um dos grandes nomes artísticos da cena contemporânea mundial, reconhecido por dirigir os filmes Basquiat (1996) e O Escafandro e a Borboleta (2007), o artista e cineasta Julian Schnabel é também conhecido por sua figura quase mítica, sua carreira muitas vezes controversa, e pelo caráter compulsivo e relativamente intenso com que, nessas mesmas características, imprime marcas em seu trabalho.

Dotado de uma notável capacidade em desenvolver transformações, Schnabel experimenta uma vasta alquimia entre fontes e materiais, desafiando as próprias noções de moderação, racionalidade e ordem que poderiam estar implícitas em sua produção. A atitude barroca incorporada em suas pinturas ganha escalas audaciosas e passaram, ao longo do tempo, a combinar tinta a óleo e técnicas de colagem; elementos pictóricos clássicos inspirados na arte histórica; características neo-expressionistas, abstratas e figurativas.

Para tratar de temas adequadamente amplos, como a sexualidade, a obsessão, o sofrimento, a redenção, a morte e a religiosidade, Schnabel faz uso de uma particular diversidade de materiais, como pratos quebrados, tecidos – típicos de cenários de teatro Kabuki, lonas e veludo – e toda uma infinidade de imagens, nomes e fragmentos de linguagem, bem como densas camadas de tinta, resina viscosa e reprodução digital aplicada.

 

Serviço:

Exposição: Julian Schnabel
Galeria Raquel Arnaud
Rua Fidalga, 125, tel. 11. 3083-6322, Vila Madalena
De 5 de setembro a 11 de outubro
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 16h
Grátis.

Veja também!...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>